Pages

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Olha a metamorfose aí gente!

O Partido dos Trabalhadores, desde sua criação girou entorno do seu principal fundador Luiz Inácio Lula da Silva, ele mesmo que não era mais trabalhador há alguns anos sempre foi o espelho do Partido, aonde lula ia ou for, o PT vai atrás.

A melhor definição de Lula foi feita por ele mesmo quando se autodefiniu de “metamorfose ambulante”.  Lula é um oportunista que muda de posição conforme sua necessidade de momento, jogando para o alto qualquer conceito de moral.

Lula e o PT foram os representantes da ética nacional, mas no poder usam e abusam da boquinha, foram contra a Constituição mas hoje a usam para manter a chave do cofre na mão. Lula definiu a Câmara dos Deputados como o covil de 300 picaretas, mas foi o criador do mensalão. Os petistas foram os grande defensores da honestidade pública, mas tornaram-se os banalizadores do peculato, foram contra o Plano Real, mas sem ele já não mais  governariam. Lula foi visceralmente contra a Lei da Responsabilidade Fiscal (LRF) instituída em 1999, durante o último mandato do governo Fernando Henrique Cardoso, com o objetivo de estabelecer limite de gastos e endividamentos aos governos estaduais e municipais, além de limitar a atuação dos bancos estaduais. O atual presidente para impedi-la chegou ao  extremo de recorrer ao Supremo Tribunal Federal, na tentativa de sabotar os governos alheios.

Mas nessa terça feira (4/5) Guido Mantega (foto),  ministro da Fazenda de Lula, fez rasgados elogios a essa lei, tendo o cuidado de na citar nominalmente o seu criador Fernando Henrique Cardoso. Durante seminário sobre os “10 anos da Lei de Responsabilidade Fiscal: Histórico e Desafios”, afirmou Mantega: “Essa situação fiscal nos permitiu passar mais confortavelmente pela crise (financeira mundial). Pela primeira vez pudemos fazer uma política anticíclica (…) e, portanto, podemos prosseguir nesta trilha da responsabilidade fiscal. Acredito que essa opção que foi feita lá atrás  é uma opção que veio para ficar, foi incorporada pelos governos. Quero parabenizar os técnicos e os gestores que implementaram essa política”.

Pode-se concluir que um país governado num sistema de metamorfose ambulante jamais irá para a frente, essa será a deletéria herança que  Lua e o PT deixarão para o Brasil.

Por Giulio Sanmartini

Nenhum comentário: