Pages

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Governo elabora nova logomarca para atender recomendação do MP.

O governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) determinou que a Secretaria de Comunicação do Estado providencie imediatamente uma nova logomarca para substituir a atual, que segundo o Ministério Público Estadual, por meio da Procuradoria Geral de Justiça, possui elementos que podem ferir o princípio da impessoalidade.
“A determinação do governador é para que a recomendação do Ministério Público seja acatada imediatamente. Então, já estamos trabalhando na elaboração de uma nova logomarca. A preocupação maior do governador é com o trabalho a ser desenvolvido em benefício do Estado”, disse a secretária de Comunicação Juliana Celli.
A atual logomarca é um mapa do Estado recheado da letra “i” e, logo abaixo, a seguinte frase: “O Rio Grande do Norte é seu”. Elementos que, segundo estudo técnico na área de semiótica, fazem referência à pessoa de Iberê, o que é vedado pela Constituição Federal.
No laudo pericial a professora destaca: "Como o 'i' corresponde a inicial do primeiro nome do governador Iberê Ferreira, subliminarmente lê-se: Iberê é a vogal 'i', que está em todo o RN, que ele é a sigla RN. Assim, o slogan 'O Rio Grande do Norte é seu' significa O Rio Grande do Norte é de Iberê".
Por isso, a professora concluiu que "a atual logomarca do Governo do Estado favorece a promoção pessoal do governador Iberê Ferreira". 
O Governo do RN tem um prazo de até dez dias para realizar a modificação. Caso não siga a recomendação, a Procuradoria adverte que poderá entrar com ação civil pública por improbidade administrativa. Paralelo a isso, a Procuradoria Regional Eleitoral analisa se a divulgação da logomarca caracteriza propaganda eleitoral antecipada.

Por Túlio Duarte

Nenhum comentário: