Pages

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

3ª CIPM recebe arma não letal

SDC10049Uma das maiores necessidades do serviço policial é conseguir preservar a integridade física dos infratores. Nem sempre isso é possível, pois muitos reagem violentamente à prisão, sendo preciso o uso da força para contê-los, implementada de forma progressiva, até cessar a reação. Para isso, tradicionalmente, o policial dispunha de bastões, tonfas e naturalmente, armas de fogo. Contudo, pela natureza desses instrumentos, há pouca garantia de que não haverá lesões no agressor, além de limitar operacionalmente o agente de segurança. Nesse contexto, as armas não letais exercem uma importante função, pois são direcionadas para preservar a integridade física do agressor e otimizar a ação policial. Como exemplo de arma não letal, podemos citar o spray de pimenta, bastante difundido entre os policiais. Mas vale salientar que seu uso é somente quando há necessidade.  

taser_cenaA 3ª CIPM recebeu hoje uma pistola tipo "TASER". É uma eficiente arma não letal que tem como objetivo imobilizar o individuo. Ela dispara dardos que liberam ondas twaves. Atingindo uma pessoa, é interrompida a comunicação do cérebro com o corpo, deixando o alvo totalmente imóvel, durante tempo suficiente para o policial, sem dificuldades, conter o acusado e algemá-lo.

Os policiais receberão treinamento específico e seu uso não será indiscriminado, sendo indicada apenas nos casos em que ocorra reação violenta do criminoso.

Retirada do Blog Emergência 190

Nenhum comentário: