Pages

domingo, 15 de novembro de 2009

120 Anos de Proclamação da República

De todas as datas nacionais, relativas à linha histórica política do Brasil, a mais lembrada certamente é o 7 de setembro, dia em que se comemora a Independência do Brasil de Portugal. Neste 15 de novembro, porém, há exatos 120 anos, outro acontecimento marcou o destino do país: a proclamação da república pelo marechal Deodoro da Fonseca. Ao contrário do que relatam os livros de história, não chegou a ser um ato de heroísmo, visto que não foi derramada uma única gota de sangue. A substituição da monarquia ocorreu pelo desgaste da família real. Já naquela época, prevaleceu a vontade das elites dominantes.
Segundo o cientista político e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte João Emanuel Evangelista, no Brasil, diferente de muitos outros países, inclusive latino-americanos, a proclamação da república não significou a culminação de uma revolução política. "A implantação da república foi um processo político conduzido 'por cima', sem a participação popular, por setores das próprias elites dominantes. Nãorepresentou uma ruptura política que promovesse uma transformação das estruturas sociais e econômicas", explicou.
Desse modo, após um breve período comandado por militares orientados pelos ideais republicanos, a "velha" oligarquia agrária retomou o comando político e continuou a governar o país por outros meios. "A organização de um Estado moderno, no seu sentido pleno, veio ocorrer apenas depois da chamada revolução de 1930, com o primeiro governo de Getúlio Vargas. A promessa da república, apesar dos muitos avanços recentemente experimentados, ainda é algo a ser consolidado na sociedade brasileira", acrescentou Evangelista.

Nenhum comentário: