Lançada na corrida eleitoral pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ex-ministra da Casa Civil Dilma Rousseff atende por outro nome na cidade natal de seu padrinho político. Em Caetés, cidade localizada a 20 quilômetros de Garanhuns, no interior de Pernambuco, Dilma é a “mulher do presidente”. Novata na disputa presidencial, a candidata do PT é associada pelos caeteenses como a escolhida do Lula, mas seu nome ainda é pouco conhecido.
Lula nasceu em Caetés em outubro de 1945, na época distrito de Garanhuns, a 250 km de Recife. Em 20 de dezembro de 1963, o distrito tornou-se município autônomo, com território desmembrado de Garanhuns. Para os 26,3 mil habitantes de Caetés, Lula é o “filho ilustre da cidade”.
Neste ano, pela primeira vez desde 1989, Caetés, que tem como prefeito Aécio Noronha (PSB), não terá um representante na corrida presidencial. Uma das principais estratégias da campanha petista, no entanto, é colar Dilma às realizações de governo para render dividendos eleitorais à candidata.
“É muito triste não ter como votar nele. Mas eu sei que ele volta. Por isso vou votar naquela mulher”, disse a agricultora Severina Fermenta Silva, de 42 anos. Questionada pelo iG sobre quem seria a “mulher”, Severina respondeu: “Agora eu esqueci. Mas é aquela que aparece na televisão de cabelo curtinho.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário