O motorista que rodar pelas rodovias federais nos próximos meses terá seu comportamento tão controlado por radares que, mesmo em áreas rurais, poderá se sentir até mais vigiado do que no trânsito de grandes centros urbanos, como São Paulo.
O governo Lula lançou há dez dias uma licitação para instalar 2.696 radares nas estradas, numa contratação recorde do setor na história do país e, segundo a Abramcet (Associação Brasileira de Monitoramento e Controle Eletrônico de Trânsito), talvez no mundo. Em 2007, as rodovias tinham quase 400 equipamentos, que hoje estão desativados.
Os radares irão flagrar excesso de velocidade, avanço de semáforo vermelho e até parada sobre a faixa de pedestre. Parte terá a atribuição de "dedo-duro" (lê as placas e aponta as irregularidades do veículo para a polícia parar o veículo) e capaz também de multar, nas pistas simples, quem estiver na contramão -por exemplo, em uma ultrapassagem.
A estimativa é que os equipamentos deverão detectar 3,47 milhões de infrações por ano -uma a cada nove segundos. Com a nova contratação, as estradas federais vão ganhar, em média, um radar a cada 23 km de sua malha.
Comentário do Blog:
Interessante este dado desta noticia, agora so falta uma coisa, se todo o dinheiro dessas multas fossem aplicados em melhorias das rodovioas federais com certeza não estariam a porcaria que estão, como por exemplo o trecho proximo a Serra do Doutor aqui proximo.
Querem um exemplo de uma linda BR situada no estado do Amazonas?
Com certeza o radar nessas estradas iria pegar muitas multas né?
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