Pages

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Melhor Briga de Galo e no Senado

O plenário do Senado Federal virou palco, nesta quinta-feira, de troca de acusações entre os parlamentares. O senador Renan Calheiros (PMDB-Al) leu a representação do partido contra o senador Arthur Virgílio. Após a leitura, Renan e o senador Tasso Jereissati  perderam a compostura e trocaram fortes acusações.

A discussão começou quando o senador Tasso pediu ao presidente, José Sarney (PMDB-AP), que concedesse o mesmo tempo para que Arthur Virgílio pudesse se defender do que foi acusado.

Nesse momento, um homem da tribuna passou a fazer declarações de apoio a Renan. Tasso pediu a Sarney que o intruso fosse retirado. Renan, por sua vez, passou a defender a permanência do manifestante e, enquanto falava, apontava um dedo para o senador cearense. Aí começou o bate-boca:

- Tasso Jereissati: "Não aponte esse dedo sujo para cima de mim."
- Renan Calheiros: "Dedo sujo é o do senhor, que paga jatinho com dinheiro do Senado"
- Tasso: "O dinheiro é meu, o jatinho é meu. Não é igual ao que você anda, com seus empreiteiros. Coronel, cangaceiro de terceira categoria!"

- Renan, fora do microfone, fala uma frase, que, segundo alguns senadores, foi: "Coronel de m...!"
- Tasso grita: "Me respeite!"
- Renan também: "Me respeite!'

E Renan apontou para Tasso e afirmou: "Você é minoria com complexo de maioria." Então Tasso se dirigiu ao presidente Sarney e afirmou que Renan estava lhe dirigindo palavras de baixo calão e pediu que seja feita representação contra ele por falta de decoro.

A gritaria de ambos se misturou à campainha do plenário e o presidente pediu um intervalo de 2 minutos. Ao som, novamente da campainha, a sessão reiniciou com a defesa de Virgílio. Enquanto isso, Tasso e Renan se acalmavam em suas cadeiras, ouvindo a defesa do tucano.

Após a discussão, o senador tucano Mário Couto (PA) pediu à Mesa a transcrição das notas taquigráficas desta sessão. Com os detalhes em mãos do bate-boca, os parlamentares podem enviar denúncias um contra o outro, por quebra de decoro.

Um comentário:

Anônimo disse...

Q horror, pude ver um pedacinho desta cena ontem a noite, e fiquei horrorizada, senhores q poderiam esta dando exemplos fazem uam baixaria daquelas, olha so quem estamos elegendos para nos representar , um bando de sem futuro, q lavam roupa suja na frente so país inteiro. Isso é revoltante.