Pages

sexta-feira, 16 de março de 2012

É proibido morrer: Prefeito italiano proíbe pessoas de "ir para o Além"

ripDesde dia cinco de março de 2012, ninguém pode “atravessar as fronteiras da vida terrena para se dirigir ao Além.” A morte, pois é disso que se trata, ficou assim proibida aos habitantes de Falciano del Massico, uma aldeia italiana de menos de 4.000 almas. A proibição abrange igualmente “quem se encontre de passagem” no município, ou seja, qualquer visitante, turístico ou não.

A ordem foi publicada pelo presidente do município Giulio Cesare Fava. Cardiologista de profissão, Fava está à frente dos destinos de Falciano desde 2007, quando foi eleito pela lista do centro cívico, por um punhado de votos a mais do que o oponente.

É certo que a ordem para não morrer abre uma hipótese de desobediência, “a quem não puder evitá-la.” E desde 5 de Março, já dois idosos atravessaram “a fronteira da vida terrestre” e foram mesmo para o Além, à revelia da ordem do presidente.

O problema agora é enterrá-los. É que Falciano, uma localidade a 50 quilómetros de Nápoles, no sopé do monte Massico, não tem cemitério. Ou melhor, o único que tinha pertence agora à comunidade vizinha de Carinola. Desde setembro de 1964, quando se fez a divisão do território e ninguém se lembrou de reservar para Falciano uma parte do cemitério.

Nenhum comentário: