Pages

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Chegou a hora de esquentar a disputa na eleição do RN

Arrumação. Essa foi a palavra de ordem para as coordenações dos três candidatos ao governo do estado mais bem colocados nas pesquisas de intenção de voto - Iberê Ferreira de Souza (PSB), Rosalba Ciarlini (DEM) e Carlos Eduardo Alves (PDT) -, no primeiro mês de campanha, com a liberação das movimentações de rua no dia 6 de julho. Com três nomes de expressão política no Estado e faltando menos de 60 dias para as eleições do dia 3 de outubro, a determinação nos próximos dias é conquistar apoios e votos para a consolidação das candidaturas e busca da vitória.

Uma coisa é certa: enquanto a legislação eleitoral permitir os candidatos vão expor suas propostas e ideias. O eleitor vai ser bombardeado com uma enxurrada de propostas em caminhadas, comícios relâmpagos, cartazes, internet e, principalmente, no guia eleitoral no rádio e na TV. Portanto, a intensificação da campanha é fato concreto nos próximos dias em todas as coordenações dos candidatos ao governo do estado até 30 desetembro, data limite para propaganda segundo a legislação eleitoral.
Expectativa quanto à propaganda no rádio e na TV
O coordenador geral da campanha do governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) e candidato a primeiro suplente na chapa ao lado da ex-governadora Wilma de Faria (PSB), Luiz Cláudio Macêdo, disse não considerar que a campanha já esteja nas ruas há um mês porque os primeiros dias, segundo ele, foram de arrumação das estratégias e estrutura.
Chope, como é mais conhecido, avaliou o primeiro momento da campanha como tranqüilo, porém acredita que o clima vai esquentar no segundo mês do processo eleitoral. "A tendência de qualquer processo é que o clima só esquente com o decorrer do tempo. E isso é ainda mais sentido em uma campanha como essa que é extremamente difícil em relação à legislação eleitoral", disse.

A expectativa para o segundo mês da propaganda eleitoral, segundo Chope, é melhor porque a campanha começa realmente com as inserções no rádio e na televisão, além de os candidatos apresentarem suas propostas. "É nessa fase que podemos ver quem tem os melhores projetos e transparência nas ideias para conquistar o eleitor", analisa o coordenador.
Meta é chegar a todas as regiões do Estado
Para o coordenador geral da campanha do ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) ao governo do estado, Jony Costa, o primeiro mês de campanha foi uma fase basicamente de instalação da estrutura. "Por não ter uma grande estrutura como os demais candidatos, tivemos que nos dedicar no início a essa arrumação", disse.
Mesmo considerando que a campanha começou realmente há alguns dias apenas, Jony configura o processo eleitoral como tranqüilo e positivo. "Estamos tendo uma repercussão muito boa, especialmente devido ao apelo popular. Nossa expectativa é que essa campanha seja calma até o fim", afirma Jony.

Nenhum comentário: