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sábado, 16 de agosto de 2008

O valor do Dinheiro na campanha

Levantar fundos para financiar a campanha é, pois, a atividade mais importante da campanha, pela simples razão de que, tudo o mais que se pretender fazer, vai depender da existência ou não de recursos.

O dinheiro é o oxigênio de uma campanha eleitoral. Na falta dele, tudo o mais começa a entrar em colapso. Aliás, um dos sinais visíveis de que uma campanha "começou mal" é a falta de recursos para bancar as despesas iniciais. Muito dinheiro não salva um candidato ruim, com uma campanha ineficiente; embora pouco dinheiro faça milagres com um candidato bom e uma campanha competente.Uma campanha, pois, não precisa ser rica para ter sucesso.

O que importa é contar com os recursos necessários para financiar a sua estratégia política e de comunicação. O financiamento de uma campanha depende do ato de pedir, por mais que esta realidade incomode a sensibilidade do candidato. Pedir ele pessoalmente, ou pedir por meio de um amigo bem relacionado, ou pedir por meio de uma comissão financeira criada pela campanha, é sempre pedir.

E pedir em nome do candidato, para levar os recursos para ele gastar na sua campanha. Portanto, uma das primeiras tarefas que deve ocupar o candidato e sua equipe, ainda na fase pré-campanha, é a preparação de um Plano de Captação de Recursos.

Só quem escapa a esta regra de ferro é o candidato rico, que se dispõe a bancar sua própria campanha. Isto é verdade para alguns, mas a maioria dos candidatos ricos têm amigos também ricos, aos quais vão, sem nenhum escrúpulo, buscar ajuda financeira. Em resumo: só o candidato pobre ou de classe média, tem vergonha de pedir...

Disputar uma campanha sem dinheiro é, então, uma forma de perder a eleição por antecipação.

Daí a advertência "sem dinheiro é melhor nem tentar".

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