Pages

domingo, 24 de agosto de 2008

Blogueiros ganham espaço na Convenção Democrata

Blogueiro nos USA e gente povo

Conseguir credenciais na convenção para seu blog, um site para a comunidade gay, era fácil - os custos da viagem era o maior obstáculo. Então, ela pediu aos seus cerca de 5,5 mil leitores para lhe ajudar a levantar fundos. Até agora, a campanha "Mande Blend para Denver" já arrecadou mais de US$ 5 mil para levar Pam e outros três blogueiros para a convenção.

O evento, que começa na segunda-feira, contará com a participação de centenas de blogueiros, que irão assistir Barack Obama aceitar a nomeação presidencial do partido. Os militantes online, muitos deles auto financiados, devem lutar contra os custos de logística para chegar lá.

Neste ano, o partidos Democrata e Republicano entenderam a necessidade de ter um número maior de blogueiros em suas convenções. Enquanto muitos americanos irão assistir somente aos noticiários no horário nobre da televisão, os oficias das legendas reconhecem a habilidade dos blogueiros em fazer uma cobertura minuto a minuto de cada acontecimento para a audiência online.

"O objetivo é derrubar os muros da convenção e chamar a maior audiência possível", disse Aaron Myers, diretor de comunicação online do Comitê da Convenção Democrata. "Credenciar mais blogueiros abrirá novos nichos de audiência."

Mas alguns blogueiros vêem o credenciamento mais como direito do que privilégio, em reconhecimento de sua influência. "Isso é algo que merecemos. Nós ajudamos os partido", afirmou Matt Stoller, consultor político e colaborador do blog Open Left, que ajudou os blogueiros a conseguirem credenciais para a convenção democrata em 2004.

Na época, os republicanos deram dezenas de credenciais para blogueiros participarem de sua convenção em Nova York, enquanto os democratas concederam apenas 35 assentos para sua convenção em Boston.

Desta vez, foram concedidas dois tipos de credencial para os blogueiros na Convenção Nacional Democrata em Denver. O primeiro oferece os mesmos benefícios garantidos aos tradicionais veículos da imprensa. Um segundo modelo será dado a um blogueiro por Estado, que acompanhará a delegação de sua região. Há pelo menos 14 blogueiros disputando essa credencial - chamada "state-blogging" - para cada um dos 50 Estados americanos.


Fonte : O ESTADÃO

Nenhum comentário: