Pages

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

PSD fica restrito a dois deputados na Assembleia

A bancada do recém-criado Partido Social Democrático - prevista para ser a maior da Assembleia Legislativa com seis deputados - ficará enfraquecida com as desistências de adesões à legenda. Apenas dois deputados  estaduais, José Dias e Gesane Marinho, confirmaram que mantém a adesão ao partido que é presidido no Estado pelo vice-governador Robinson Faria.
Já os parlamentares Gustavo Carvalho, Vivaldo Costa, Ricardo Motta e Raimundo Fernandes desistiram da legenda de Robinson Faria. Os quatro permanecerão nas siglas aos quais estão filiados. Ou seja, Ricardo Motta e Raimundo Fernandes continuam no PMN; Gustavo Carvalho se mantém no PSB; e Vivaldo Costa, no PR.
A reviravolta na previsão inicial para formação do PSD traz uma baixa para o grupo do vice-governador Robinson Faria, que, se antes presidia um partido, o PMN, com cinco deputados estaduais e se preparava para estrear a nova legenda com a maior bancada da Assembleia, hoje começa a viver um momento delicado. A condição de ter apenas dois deputados tira do PSD, inclusive, o assento no colégio de líderes do Legislativo estadual. Esse colegiado exerce um papel decisivo na Assembleia, uma vez que cabe ao grupo definir a pauta de votação em plenário.
Ontem, o deputado Ricardo Motta falou com Robinson Faria e, na ocasião, avisou que a decisão de ficar no PMN é irreversível. Robinson evita declarações públicas com críticas diretas ao ex-correligionário. Mas as indicações são de que ele teria reagido como indignação e lembrado o apoio decisivo para Ricardo Motta conquistar a presidência da Assembleia. Motta, por sua vez, teria afirmado que está em um momento político que justificaria a permanência no PMN, uma vez que na condição de presidente da Assembleia terá a liderança do partido. Atualmente, o presidente do PMN é o deputado Antonio Jácome, mas o cargo tende a ficar com Ricardo Motta.
O deputado Gustavo Carvalho (PSB) disse que decidiu rever a escolha partidária depois que o grupo político se desarticulou. "O projeto inicial era de um grande bloco, que seria formado, mas foi desarticulado e não há sentido de eu tomar uma posição individualista", justificou o parlamentar.
Ele afirmou que está filiado ao PSB há 15 anos e a presidente estadual da legenda, a ex-governadora Wilma de Faria, fez um apelo para ele não mudar de partido. "Sempre tive o respeito da ex-governadora Wilma de Faria, não houve fissura na nossa relação", disse.

Nenhum comentário: