Pages

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Cerveja amiga da saúde

29/09/2011 – TN Família – Os beneficies da cerveja – Foto: Alex Régis/H:/ Selecionada Não bastasse a tal cervejinha do fim de semana ser praticamente uma instituição sagrada para muitos brasileiros, um estudo realizado por pesquisadores espanhóis diz  ter comprovado que a bebida possui propriedades preventivas  contra doenças como o diabetes, a hipertensão e até mesmo o ganho de peso. Mas atenção! Isso não significa dizer que um porre pode curar todos os males.  A indicação é de dois copos pequenos (200 ml)  por dia para as mulheres, e de três copos para os homens. E tem mais: os efeitos positivos só valem se houver associação com uma dieta saudável e atividade física regular.

A pesquisa foi realizada pela Universidade de Barcelona, em parceria com o Hospital Clínico de Barcelona e o Instituto Carlos III, de Madri. Foram estudados 1.249 homens e mulheres, acima de 57 anos. A ação benéfica da cerveja seria devido à sua baixa graduação alcoólica, aliada à presença em sua composição de ácido fólico, vitaminas, ferro e cálcio, nutrientes protetores do sistema cardiovascular.
O estudo, porém, divide opiniões ao redor do mundo. Seria ético prescrever bebida alcoólica aos pacientes? Afinal, até que ponto isso pode, ou não, criar ainda mais aptidão ao álcool em quem já bebe ou iniciar pessoas ao hábito de beber?
Mas estudos em busca das propriedades benéficas da cerveja não são novidade. Em 2010, cientistas da Universidade da Califórnia (EUA) descobriram que o tipo Pale Ale é rico em silício, mineral que favorece a produção de estrogênio nas mulheres e protege os ossos da osteoporose. Já a engenheira de alimentos Ana Cecília Poloni Rybka, da Faculdade de Engenharia de Campinas (SP) descobriu que consumir 350 ml de cerveja diariamente ajuda a combater a anemia. Isso devido a grande quantidade de folatos e de vitaminas do complexo B.
Outro estudo, do New England Journal of Medicine, acompanhou, por 15 anos, 11 mil mulheres bebedoras moderadas de cerveja. Ficou constatado que elas corriam 20% menos riscos de ter demência , falta de memória, além de diminuir a possibilidade de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Mas é sempre bom lembrar que todos os estudos tratam do consumo moderado de cerveja para se obter resultados positivos. A ingestão exagerada de bebidas alcoólicas tem efeito contrário, pois prejudica a absorção de vitaminas, o equilíbrio e o metabolismo, só para citar alguns prejuízos.

Isaac Ribeiro
Repórter

Nenhum comentário: