Dia desses um leitor me questionou sobre a visibilidade dos blogs. Segundo ele, é a maneira mais fácil de ficar famoso na Internet (além de divulgar uma sextape, claro). Perguntei, já que era tão simples assim, porque ele tinha me procurado. Ele, apesar de enfático, mostrou toda a inocência de quem está começando: “não sei por onde começar e quero saber quanto você cobra por post”.
O notório crescimento de pro-bloggers brasileiros fez com que essa “profissão” virasse a menina dos olhos de muitos. A comodidade de fazer seu próprio horário, trabalhar em casa e se divertindo parece ser o emprego dos sonhos. E, para o delírio geral, no final desse arco-íris de pixels ainda há uma proposta de emprego num lugar cheio de gente cool.
Maravilha, heinhô?
Nem tanto.
O caminho percorrido até esse efêmero sucesso virtual é árduo. Contudo, muito menos do que em outras profissões. Já há alguns anos defendo a tese de que existem três maneiras de alcançar a fama com um blog. Costumo chamá-las de Charles Miller, Zinho e Eri Johnson.
Para quem ainda não ligou o nome à pessoa, Charles Miller é o pai do futebol no Brasil. O inglês, assim como outros gênios, tinha um belo bigode. Mas, principalmente, era um visionário. Trouxe ao Brasil algo jamais visto nessas bandas. Inovou, provocou e conquistou o país apresentando algo que poucos conseguem: o diferencial.
Blogs Charles Miller eu conto nos dedos. São blogs altamente subversivos que, através de ousadia e principalmente talento (coisa rara nos blogs de hoje), conquistaram espaço, dinheiro e marcaram época na blogosfera. Não necessariamente nessa ordem.
Exemplos de Blogs Charles Miller: Querido Leitor, Cocadaboa, Contraditorium, Garotas que dizem Ni e Kibeloco.
Zinho, ou Crizam César de Oliveira Filho, ficou conhecido durante a Copa do Mundo de 1994 como “enceradeira”. Você deve lembrar: ele recebia a bola, rodava, rodava, rodava e não saia do lugar. Mesmo assim, foi um jogador multicampeão em quase todos os grandes clubes que passou: Flamengo, Palmeiras, Grêmio e Cruzeiro.
Jamais foi considerado craque, mas era um excelente prestador de serviço. Atleta correto, útil, normalmente compensava a falta de velocidade com técnica apurada e excelente posicionamento. Em outras palavras, o Zinho enganava muito bem. E nunca deixava seu time na mão.
Esse formato na blogosfera é chamado de roteador de conteúdo. São blogs que raramente veiculam material próprio, sendo mais conhecidos por reproduzirem posts traduzidos de blogs gringos ou material de entretenimento de terceiros.
Outro tipo são os blogs batidos. Formatos já conhecidos na Internet que são repaginados. Uma graça aqui, uma maquiagem ali e você tem um blog interessante, comentável e popular. Mas longe de ser genial.
Exemplos de Blogs Zinho: Sedentário, Haznos, Treta, Danosse e QMaT.
O Eri Johnson é um cara definitivamente irritante. Se não está no ar, normalmente ele aparece jogando futevôlei com o Edmundo e o Romário em Copacabana ou participando de um clipe do Só Para Contrariar. Com espírito de colunista social, ele adora estar rodeado de celebridades e participar dos mais badalados eventos. Na verdade, ele vive pra isso.
Curiosamente, alguns dos mais acessados blogs do Brasil seguem a linha Eri Johnson. São blogueiros que não sabem escrever um parágrafo sem assassinar o português, mas são absolutos mestres na arte de puxar o saco. Fazem favores, elogiam, massageiam o ego, tudo que possa render um beneficio – financeiro ou não - no futuro.
Esses blogs não são necessariamente ruins. Mas são blogs normais, com conteúdo Zinho. O grande responsável por esse sucesso está no comando. Normalmente trata-se de um sujeito muito esperto e capacitado para fazer esse lobby com blogueiros famosos e mandachuvas da blogosfera.
Essa técnica tem seus contras…
Ao mesmo tempo em que ele começa a ganhar muito dinheiro com posts patrocinados, o conteúdo do blog é alvo de muitas críticas. Se antes ele já escrevia mal, agora vai ser pior ainda. Pois, com o intuito de não deixar dois anunciantes próximos, o blogueiro Eri Johnson vai postar qualquer bobagem para separar os posts.
… mas também suas vantagens.
Dinheiro, reconhecimento, entrevistas, fotos no aeroporto, fãs, viagens de graças e festinhas, muitas festinhas. E isso é só o começo. Afinal, quem, há alguns meses, arriscaria dizer que um blog seria destacado em plena novela das 8? O melhor, acreditem, está por vir.
Exemplos de Blogs Eri Johnson? Quando divulgarem a lista de participantes do primeiro reality show com blogueiros patrocinado por uma pasta de dente ou coisa parecida você os terá.
Texto by Fred Fagundes
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