Pages

quinta-feira, 24 de março de 2011

Reforma Política no Brasil, Vai acontecer ou vai virar conto de fadas ?

Uma reforma política ampla vem sendo articulada desde o Governo Fernando Henrique Cardoso (1995), no entanto a única mudança substancial conseguida desde então foi a implantação da reeleição, aprovada em 1997. Na época, surgiram denúncias de que a aprovação da reeleição teria sido comprada, fato este que levou a cassação do deputado Ronivon Santiago. Esta Emenda Constitucional foi também chamada de casuística, pois interessava ao então presidente, que queria ficar mais quatro anos no poder, como de fato ocorreu.

Outra grande demanda desejada por analistas políticos, a fidelidade partidária acabou sendo instituída de fato por uma decisão do TSE, ratificada mais tarde pelo STF, que decidiu que o mandato pertencia ao partido e não ao político. Tal decisão vem acarretando atualmente inúmeras perdas de mandatos eletivos por políticos que trocaram de partido depois de eleitos.

Já a cláusula de barreira, instituída também no Governo FHC e que entraria em vigor em 2007, tendo por objetivo reduzir o número de partidos políticos, acabou sendo declarada inconstitucional.

No ano de 2009, foi aprovada a chamada Lei da Ficha Limpa, cuja aplicação nas eleições de 2010 ainda está sendo julgada pelo STF.

Atualmente o financiamento das campanhas eleitorais é misto, isto é, parte é proveniente do dinheiro público, através do fundo partidário, e parte é de origens privadas, por meio de doações. Alguns políticos defendem o financiamento exclusivamente público de campanhas, para evitar que políticos dependam do poder financeiro de grandes empresas para se elegerem.

Como o financiamento público é direcionado aos partidos, e para evitar gastos excessivos, a competição intrapartidária (dois ou mais candidatos de um mesmo partido disputando um mesmo cargo) é indesejável. Por isso, muitos vinculam o financiamento público ao voto proporcional de lista fechada, o voto distrital, ou o voto distrital misto com lista fechada.

Agora me pergunto o seguinte, e faço a mesma pergunta a vocês meus caros leitores ? Alguém em em Sã Consciência acredita que essa reforma Politica vai melhorar a situação da politica no Brasil ? Alguém acredita que ela vai acontecer Após a ultima decisão do STF. E lhes respondo em bom tom. Nem no Carai de Asa !!!! que isso vai acontecer meus caros, Politico Safado quer se eleger exclusivamente com o nossos impostos, que a cada dia sobem mais, são pagos com os nossos impostos, e não sendo já o bastante, ainda vão lá e roubam os nossos impostos. Politico para mim e tudo uma corja de safados salafrarios ladrões, infelizmente e essa a imagem que tenho de 99,9% dos políticos no Brasil, aquele que ainda não roubou vai roubar pode esperar. Por que sempre e assim, entra no poder ai se faz de santinho, de bom moço quando passa o 1° Ano de seu mandato, o cabra está mais malandro que muito trombadinha. Por isso digo sempre, você e aquilo que você vota, infelizmente no Brasil nunca vai mudar a não ser que nos mesmos tomamos alguma atitude seria, outro dia em um pais do estrangeiro a população  se reuniu e tirou o presidente do poder que já governava a décadas. E ai bora tocar fogo nesse negocio ?

Nenhum comentário: