Pages

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Pedágio urbano é incentivado nas grandes cidades.

Para especialista, medida é a única forma de resolver problema crônico de trânsito nas grandes cidades.
Desde o começo do ano, as grandes cidades brasileiras estão autorizadas, por uma lei federal, a cobrar pedágio urbano como forma de “desestimular o uso de determinados modos e serviços de mobilidade”, ou seja, para retirar carros das ruas, diminuir o trânsito e estimular o uso de transporte coletivo.
pedagio Segundo a Lei de Mobilidade Urbana, sancionada pela presidente Dilma Rousseff, a receita gerada pelo pedágio ou outra forma de tributação deve ser destinada ao transporte coletivo, como a concessão de subsídio público à tarifa.
A medida vem de encontro com o que alguns especialistas apontam como a solução para o problema do trânsito de São Paulo. De acordo com Flamínio Fichmann, arquiteto e urbanista e consultor de engenharia de tráfego, o problema crônico no trânsito da capital paulista só vai se ampliar com o tempo se medidas radicais como o pedágio urbano forem adotadas.
O consultor argumenta que as facilidades para compra de veículos novos e o crescimento da cidade estão tornando o problema do trânsito cada vez mais crônico. “Apesar das ofertas de transporte público e das iniciativas isoladas para melhorar o trânsito, qualquer investimento feito nessa área tem abrangência finita”, afirmou Fichmann. “A solução é a cobrança pelo uso das vias públicas mais procuradas”.
O consultor disse que existe tecnologia suficiente para se fazer essa cobrança sem maiores transtornos, que o sistema poderia ser implantado rapidamente, em três ou quatro meses, e que haveria uma substituição tributária para equacionar o sistema, na qual o município, que vai gerar receita, abriria mão da sua parcela do IPVA.

Fonte: Estadão

Comentário do Blog: E engraçado como são as coisas….  Pagamos uma das mais altas cargas de impostos, para termos serviços com de Saúde, Segurança Educação, Lazer e tudo mais que nossos impostos “deveriam ser Aplicados”. Mas não são, ao contrario disto, vemos um país em que, Políticos e empresas, vivem em constantes casos de corrupção, uma justiça desigual, uma desigualdade social gritante. Pessoas morrendo em leitos e hospital, por falta de atendimento, falta de médicos e infra estrutura adequada para atendimento. E revoltante como as coisas acontecem, viram manchete e somente isso, uma semana no Jornal Nacional e nada mais acontece. O Caso do ValerioDuto o que aconteceu ? Precatórios? Desvios nos Ministérios ?. Infelizmente vivemos vitimas desta dura e cruel realidade, onde o Brasileira Assalariado paga as mordomias de Políticos e os Alto Escalões de Brasília  e por ai segue……

Nenhum comentário: