Pages

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Urbano Medeiros entrega o cargo a prefeita Micarla após tentativas de continuar o trabalho de regulação em Natal.

Mais mudança na gestão Micarla de Sousa (PV). Desta vez, foi o diretor-presidente da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico de Natal (Arsban), Urbano Medeiros (PCdoB), que protocolou nesta terça-feira (27) carta-ofício no gabinete civil da Prefeitura de Natal pedindo renúncia do cargo que ocupa desde 2003 (sete anos e três meses).
No texto, o advogado descreve a trajetória da regulação em Natal, enfocando o diálogo constante e transparente entre os atores envolvidos no processo regulatório: usuários, concessionária e poder concedente. Urbano Medeiros destaca ainda as ações na área do controle social e participação popular.
Em seguida, considera um avanço a constituição do Conselho Diretor da Agência, do ponto de vista administrativo e da estabilidade institucional. Mas avalia que ao conceder mandatos aos demais diretores da instituição, criou-se “conflito de competência” no funcionamento do órgão da administração indireta, pois os outros diretores discordam do formato regulatório antes desenvolvido. Um modo de trabalho que foi reconhecido e premiado nacionalmente.
“Criou-se um ‘conflito de competência’ no funcionamento da Arsban, evoluindo para uma crise de gestão, podendo levar à paralisia da Agência Reguladora, enfraquecendo-a, tendo em vista constantes desentendimentos entre os seus gestores/dirigentes; em última análise, advindos de concepções que, a meu sentir, não condizem com a reconhecida trajetória da Arsban”, escreveu.
Para ter acesso à carta-renúncia de Urbano Medeiros, clique aqui.
Desde que assumiu a prefeitura, Micarla de Sousa fez tentativas de retirar o comunista do cargo, mas como o mesmo tem mandato, que segue até janeiro de 2011, a pevista não teve sucesso em suas tentativas.
Porém, os conflitos internos entre os outros dois diretores da Arsban, Aristotelino Monteiro (Diretoria Técnica) e Klaus Araújo (Administrativo Financeiro), e Urbano Medeiros passaram a ser uma constante dentro do órgão.
Algo que tem seu desfecho agora, com o pedido de renúncia, para que a Arsban não "paralise", já que a "guerra" não cessava, pois até mesmo as diárias de Medeiros foram, algumas vezes, dificultadas em viagens a trabalho.
Urbano Medeiros se encontra em Brasília, onde participa de uma reunião com todas as Agências Reguladoras do Brasil. Este é o último compromisso administrativo dele no comando da Agência.
O Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira (29) deve trazer as exonerações de Urbano Medeiros (da Arsban) e de Elias Nunes (da Educação), além das nomeações de Edivan Martins (para Educação) e Elias Nunes (para Arsban). E haja dança das cadeiras.

Por Pedro Junior
Consultoria e Assessoria Socioambiental
Geógrafo - CREA/RN: 2107854874

Nenhum comentário: