Pages

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Motoristas distraídos

Não é de hoje que os motoristas distraídos causam acidentes no trânsito. Falar ao celular, manusear o som do carro, falta de atenção e outros problemas acabaram chamando a atenção do departamento americano de transportes. O órgão resolver dar início a uma super campanha para tentar solucionar o problema. E para mobilizar a sociedade, até mesmo a conceituada apresentadora Oprah Winfrey virou garota propaganda.
De acordo com estudos realizados, usar o telefone enquanto se dirige, seja com o celular na mão ou no alto falante faz com que o nível de atenção ao volante seja o mesmo do que uma pessoa que ingeriu 0,8 milímetro de álcool no sangue. Durante a ação de falar ao celular e dirigir, a capacidade do cérebro em se concentrar na condução diminui 37%.
Um outra pesquisa revela que digitar uma mensagem de texto no celular enquanto se está ao volante, é ainda mais perigoso pois envolve os diferentes níveis de distração: manual, visual e cognitiva. O governo americano estima que em 2008 mais de seis mil pessoas morreram por acidentes causados por motoristas distraídos e mais de 515.000 ficaram feridas.
Aqui no Brasil, os Detrans estão mais focados com o problema do álcool. Uma série de campanhas já foi realizada e a fiscalização aumentou significantemente na capital do país.

Nenhum comentário: