Pages

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

12° Homicídio na cidade de Currais Novos, 5° do Bairro Silvio Bezerra de Melo

Por volta das 20:30 hs, dois indivíduos em uma moto Kasinski de cor preta efetuaram vários disparos contra a pessoa de nome José Feliciano, na rua Maria Idalino no bairro Silvio Bezerra de melo, segundo testemunhas foram cerca de 9 disparos o mesmo foi socorrido por populares mas não resistiu e morreu no Hospital Regional de Currais Novos.
O mesmo ja cumpria pena por estupro e tinha envolvimento com drogas.  A PM esteve no local e e está em diligências a procura dos suspeitos. 
Fonte: Edmilson Souza

Governo torna mais rígido acesso a pensão e seguro-desemprego

O governo federal vai tornar mais rígido o acesso a benefícios trabalhistas e espera economizar cerca de R$ 18 bilhões por ano com as medidas anunciadas nesta segunda-feira, 29. As mudanças alteram as regras para concessão de abono salarial, seguro-desemprego, pensão por morte e auxílio-doença.
O ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, anunciou uma série de mudanças em programas ligados à Previdência Social para "corrigir distorções" tanto na oferta dos benefícios como para reduzir gastos do governo. Segundo o futuro ministro do Planejamento, Nelson Barbosa,a redução de despesas "vai aumentando ao longo do tempo". As mudanças serão publicadas nesta terça-feira, 30, no Diário Oficial da União, por meio de Medidas Provisórias elaboradas pelo Palácio do Planalto. Mudanças. No caso do abono salarial, o trabalhador passará a ter de comprovar seis meses ininterruptos de trabalho com carteira assinada para ter acesso ao benefício. Na regra atual, o abono é concedido com apenas um mês de contribuição.

O valor do benefício, que hoje é de um salário mínimo, passa a ser proporcional ao tempo de serviço, como já acontece com o 13º salário. O governo também alterou as regras de concessão do seguro-desemprego. No primeiro pedido, serão necessários 18 meses de trabalho com carteira assinada e não mais seis meses. Para a segunda solicitação do seguro-desemprego, o trabalhador deverá ter contribuído durante 12 meses para o INSS. Já no terceiro acesso ao benefício, o trabalhador precisará ter ocupado um emprego formal pelo tempo mínimo de seis meses.

De acordo com Mercadante, a mudança ocorre para corrigir a distorção gerada pela entrada de jovens no mercado de trabalho, cuja rotatividade é maior. "Há uma distorção no programa, com 74% sendo pago para quem está entrando (no mercado), os mais jovens que são mais dispostos a mudar de emprego", disse. Pensão por morte. No caso da pensão por morte, a partir das novas regras, fica definido que será preciso comprovar o pagamento de 24 meses da contribuição previdenciária para ter acesso. Exceção para casos de mortes por acidentes de trabalho. Será preciso ter dois anos de casamento ou união estável. O valor a ser recebido será de 50% do salário-benefício para o cônjuge, seguido de acréscimos de 10% por dependente até poder completar 100% do total do vencimento.
O benefício mínimo segue sendo de um salário mínimo por pensão. Auxílio-doença. Mercadante anunciou alterações na concessão do auxílio-doença, que não se aplicam aos atuais beneficiários. O Palácio do Planalto determinou o aumento do prazo de afastamento pago pelo empregador antes do início do pagamento do auxílio-doença pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), de 15 para 30 dias para segurados empregados. Também será fixado um teto no valor do auxílio-doença, equivalente à média das últimas 12 contribuições. "O objetivo é mais transparência, que ajuda no controle social dos programas", observou Mercadante. "Não concordo que necessariamente são medidas impopulares. Todos os programas estão sendo mantidos, estamos mudando regras. Os direitos trabalhistas, sociais e previdenciários estão garantidos." Irregularidades.

Para o seguro defeso, pago ao pescador artesanal no período em que ele não pode pescar para garantir a reprodução dos peixes, as mudanças são mais profundas. Segundo Mercadante, o governo constatou irregularidades na concessão do benefício. "Identificamos problemas na concessão desse programa e insegurança jurídica", disse. "Foi identificado acumulo de benefício, com pessoas que recebem dois, três salários", afirmou, citando uma cidade paraense onde "tem mais pescador recebendo seguro do que cidadão no município". A partir de agora, os pescadores não poderão receber o seguro defeso se já forem beneficiários de outros programas sociais, como o Bolsa Família. Eles precisarão ter pelo menos três anos de registro como pescador artesanal. Terão de comprovar comercialização de pescador ou pagamento de contribuição previdenciária por pelo menos 12 meses. A concessão do salário mínimo do benefício será avalia por um Comitê Gestor do Seguro Defeso. 

Fonte: Reuters

Contratados da nova Rádio Currais Novos se reúnem com diretores do Sistema Rural

Na manhã desta segunda-feira (29) alguns dos jornalistas e radialistas que irão integram a equipe de profissionais da nova Rádio Currais Novos AM se reuniram com o Padre Ivanoff da Costa Pereira, diretor da Fundação Educacional Sant’Ana, e o bispo da Diocese de Caicó, Dom Antônio Carlos. O Padre Ivanoff confirmou ter sido a última reunião antes da estreia da nova programação, que será neste dia 01 de Janeiro de 2015. “Será uma programação bem diversificada com entretenimento, jornalismo e evangelização”, adiantou. A reunião aconteceu na sede da Fundação em Caicó, local onde funcionam as emissoras Rural AM e FM.

PM nega que tenha feito 'escolta particular' para funkeiro em Natal.

O funkeiro MC Gui se apresentou na última sexta-feira (26) em Natal e gerou polêmica. Não pelo show, mas por conta de uma foto publicada em uma rede social já na noite de sábado (27), em que aparece cercado de policiais militares e agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU).

A imagem foi compartilhada por meio do aplicativo WhattsApp durante todo o final de semana e gerou reclamações de muitos moradores da cidade. Porém, de acordo com a PM, não houve "segurança particular" para o cantor.

Segundo o major Raimundo Florêncio da Silva Júnior, comandante da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam), havia uma confusão no percurso entre o Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, e uma churrascaria onde o funkeiro iria almoçar, na zona Sul da cidade. "O voo dele desceu em São Gonçalo e lá já tinha muita gente esperando. Assim, fomos acionados juntamente com a STTU para dar fluidez ao trânsito e dar segurança tanto para quem transitava pela via quanto para o rapaz, porque todas as vezes que o carro dele parava era cercado pelas pessoas", explicou ele. Na imagem, sete policiais da Rocam e dois agentes da STTU aparecem junto com MC Gui, já no estacionamento da churrascaria. A foto tem a seguinte legenda: "Essa foi minha Segurança aqui em Natal". Nos comentários da postagem, alguns internautas brincam com a quantidade de PMs na foto. "Nessa foto tem mais policiais que minha cidade", comenta uma seguidora. "Enquanto eles estão aí 'fazendo sua segurança' nós potiguares estamos menos seguros, expostos a criminalização da cidade que cada dia só piora", afirmou outro. Até a publicação dessa matéria, o foto tinha mais de 152 mil curtidas, cerca de 5 mil comentários e mais de mil compartilhamentos 

De acordo com o major, a ação dos policiais foi natural e não houve segurança particular. "Foi uma ação normal. Na Copa do Mundo atuamos da mesma forma, auxiliando o deslocamento das delegações e evitando problemas no trânsito. Já fazemos isso em dias jogos, escoltando torcidas organizadas. Não teve essa coisa de segurança particular. Tivemos sim um acidente durante o percurso até a zona Sul, quando um agente da STTU foi atingido por um fã e caiu da moto, sofrendo um ferimento na perna", disse. Ainda segundo o major Florêncio, foi o próprio MC Gui quem pediu para tirar a foto com os policiais. "Ele quem procurou os policiais para a foto. 

Essa história de 'segurança' isso é por conta dele, mas posso garantir que não teve", citou o comandante, em referência à legenda da foto postada na página oficial do funkeiro no Facebook. O show do MC Gui aconteceu na última sexta-feira na Arena das Dunas. Segundo o major Florêncio, não foi solicitado efetivo da PM no local.

FONTE: Tribuna do Norte

domingo, 28 de dezembro de 2014

Presidiário Solto para o Natal é Preso após estuprar adolescente de 13 anos.

O presidiário Claysson Lima de Araújo, que estava solto para as festas de Natal, foi preso nesta sexta-feira em Ji-Paraná após estuprar uma adolescente de 13 anos dentro de casa. O criminoso foi agredido por populares revoltados. Segundo a Polícia, o crime aconteceu no Bairro São Pedro, 1º Distrito de Ji-Paraná por volta das 8 horas, quando Claysson, o “Capeta do Dom Bosco”, invadiu a casa da adolescente e com uma faca, a ameaçou de morte. Em seguida, tapou a boca da vítima e a despiu. Depois, jogou a menina ao chão e começou a mordê-lá por todo o corpo, até consumar o estupro. Momentos depois o estuprador percebeu que uma tia da criança se aproximava da casa e fugiu pelos fundos, se embrenhando no mato. Enquanto fugia, a mulher viu o marginal e correu para dentro da casa para ver o que estava acontecendo. Ao presenciar a sobrinha caída, toda ensanguentada, ela gritou por socorro. Vários moradores saíram no encalço do marginal e cercaram o local até a chegada da Polícia Militar. Durante horas, os policiais fizeram uma varredura minuciosa pelo mato, porém nenhum suspeito foi localizado. Já por volta das 13 horas, o presidiário foi avistado saindo do mato. Ele foi perseguido pelos populares e atacado. A PM chegou rápido, evitando que ele fosse morto. O criminoso cumpre pena em um presídio em Vilhena.

Fonte: Comando 190

 
 
 
 

sábado, 27 de dezembro de 2014

MPF representa contra aposentadoria por invalidez do deputado Paulo Wagner.

O Ministério Público Federal no RN (MPF-RN) representou ao Tribunal de Contas da União (TCU), ao Procurador-Geral da República e ao Ministério Público Federal no Distrito Federal contra a aposentadoria por invalidez concedida ao então deputado federal Paulo Wagner Leite Dantas, com proventos correspondentes à totalidade da remuneração dos membros do Congresso Nacional.

Deputado Paulo VagnerA representação tem por base matérias jornalísticas que dão conta da existência de possíveis irregularidades na concessão da aposentadoria. De acordo com a imprensa, antes de assumir o cargo, com base no qual se aposentou, Paulo Wagner já detinha a patologia que fundamenta a aposentadoria por invalidez. Além disso, mesmo com o pedido de aposentadoria por invalidez, de forma contraditória, participou no pleito eleitoral de 2014 como candidato à reeleição, tendo inclusive o seu registro sido deferido. Por outro lado, para o MPF/RN pesa contra Paulo Wagner o fato de que a doença que lhe rendeu a aposentadoria não o impede de exercer outras funções de tal forma que apresenta programa de televisão da afiliada à RedeTV em Natal, a SimTV.

“Se tais informações forem confirmadas, o ato de aposentadoria emitido em 16 de dezembro de 2014 precisa ser revisto e anulado”, destaca o procurador da República Fernando Rocha de Andrade. Segundo o Artigo 186 da Lei 8112/90 (parágrafo 1º), somente as doenças elencadas taxativamente na lei podem conduzir a aposentadoria por invalidez com proventos integrais. Assim, questiona-se a invalidez é preexistente ou subsequente à posse de deputado federal. Caso preexistente, por que o setor de Recursos Humanos da Câmara Federal autorizou a posse de um parlamentar incapaz de exercer qualquer atividade laboral, já que, contraditoriamente, Paulo Wagner se candidatou à reeleição ao cargo de deputado federal em 2014 e ainda apresentava programa televisivo.

“Percebe-se que, na melhor das hipóteses, Paulo Wagner era ciente da incapacidade e, de forma a contrariar a boa-fé, mesmo assim assumiu cargo incompatível com a sua condição, além de concorrer à reeleição”, afirma o procurador. Quando concorreu à reeleição, o pedido de aposentadoria por invalidez já tramitava na Câmara, e, segundo matérias jornalísticas, o deputado preenchia seu tempo em buscar a viabilidade da concessão da aposentadoria, cujo pedido é de 7 de setembro de 2013.

Atribuição para o caso

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte não tem atribuição territorial para apurar as possíveis irregularidades que envolvem a concessão da aposentadoria, uma vez que têm como objeto de análise ato do Congresso Nacional, assinado pelo presidente, o deputado federal Henrique Eduardo Alves, em Brasília, Distrito Federal. Portanto, a apuração deve se dar na Procuradoria da República no Distrito Federal. Ao TCU, o MPF/RN pede que seja revisado o ato de aposentadoria por invalidez concedido em dezembro de 2014, determinando a imediata sustação. (Com informação do portal do MPF-RN)

Fonte: Blog de Jari Barbosa

Deputada Rosy de Sousa empossada no último dia de trabalho vai receber R$ 35 mil

dEP rOSYDiante de um plenário vazio, a Câmara dos Deputados empossou nesta segunda-feira uma deputada federal no último dia de trabalho antes do início do recesso parlamentar. A nova deputada pelo PV, a administradora de empresas Rosy de Sousa, será deputada por 41 dias, com direito a receber no período cerca de R$ 35 mil em salários, além de verba para nomeação de assessores para o gabinete, auxílio-moradia e recursos para despesas com passagens, telefone, consultoria, transporte e auxílio alimentação.

Oficialmente, o Congresso realiza hoje sua última sessão legislativa, mesmo sem ter aprovado até o momento o Orçamento de 2015, uma das exigências para os parlamentares entrarem em férias. A Casa Legislativa só retornará aos trabalhos em fevereiro, já com a nova composição da Câmara e de parte do Senado.

A nova deputada assumiu a cadeira aberta pelo seu colega de partido Paulo Vagner, aposentado por invalidez com salário integral de R$ 26.723,13 até morrer. No rápido discurso de posse, Rosy de Sousa destacou a coincidência de assumir o mandato exatamente 16 anos depois que seu pai, Carlos Alberto (PSDB-PV), morreu sem completar o mandato de deputado federal.

A parlamentar – que não concorreu a cargo eletivo em outubro – afirmou que pretende aproveitar sua passagem pela Câmara para fazer pedidos em defesa de portadores de necessidades especiais. Ela disse que quer apresentar sugestões de projetos nessa área para serem encampados por colegas do partido na próxima legislatura.

Rosy de Sousa, contudo, terá uma atuação limitada. Pelas normas do Congresso, durante o recesso funciona apenas uma comissão representativa formada por deputados e senadores. Esse colegiado se reúne eventualmente para analisar, entre outros pedidos, projetos que prorrogam a vigência de determinadas leis. A deputada negou se sentir constrangida por assumir o mandato na véspera do recesso. “De mãos atadas estou, mas constrangida não”, afirmou.

Fonte: YAHOO

Paulo Wagner ‘trabalhou duro’ para ter aposentadoria de R$ 27 mil por invalidez

Deputado Paulo VagnerO presidente da Câmara Federal, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB), concedeu, nesta quinta-feira (18/12), aposentadoria ao deputado federal Paulo Wagner (PV) por invalidez. O pevista receberá, por mês, o mesmo salário que recebe na Casa, hoje no valor de R$ 26.723,13, até morrer inclusive com Plano de Saude vitalício.

Ao conceder o benefício ao parlamentar, Henrique justificou, na publicação, que seguiu o laudo expedido pela junta médica da Câmara Federal. O salário da aposentadoria também é reajustado de acordo com os proventos pagos aos deputados federais. Na prática, Paulo deixará o Congresso, mas continuará recebendo como deputado.

Paulo Wagner já assumiu a vaga de deputado federal, em 2011, com problemas de Saúde. Ele se elegeu pela legenda, numa coligação com PMDB e PR. No pleito de 2014, quando tentou reeleição, conseguiu pouco mais de quatro mil votos, ficando muito longe de obter êxito.

Deputado PauloA aposentadoria de Paulo Wagner provoca diversos questionamentos na sociedade. Um deles é se um funcionário público comum com o mesmo problema de Saúde consegue normalmente a aposentadoria, com a facilidade que o parlamentar teve.

PATOLOGIA

O motivo da doença que justificou o pedido de aposentadoria não foi divulgado. Seja qual for, ela foi confirmada pelos médicos Jezreel Avelino da Silva, Marília Bonfim e Silva de Morais e Paulo Nery de Oliveira, após a análise de documentos. “O senhor deputado Paulo Wagner é portador da patologia elencada na Lei nº 9.506, de 1997, art. 2º, inciso I, alínea ‘a’”, atestaram os médicos em parecer enviado para a Câmara Federal.

Nesse caso, o artigo 2º afirma que “o Senador, Deputado Federal ou suplente que assim o requerer, no prazo de trinta dias do início do exercício do mandato, participará do Plano de Seguridade Social dos Congressistas, fazendo jus à aposentadoria: I – com proventos correspondentes à totalidade do valor obtido na forma do § 1º: a) por invalidez permanente, quando esta ocorrer durante o exercício do mandato e decorrer de acidente, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável, especificadas em lei”.

Sendo assim, Paulo Wagner terá direito aos vencimentos integrais de deputado federal, ou seja, cerca de R$ 27 mil mensais e mais o plano de saúde vitalício, mesmo com o fato da doença ter se manifestado em junho de 2011, apenas cinco meses depois do, também, apresentador de televisão começar seu primeiro mandato na Câmara Federal.

No entanto, Paulo Wagner terá que abrir da verba indenizatória da Câmara, que fez com que o parlamentar tivesse uma renda extra de cerca de R$ 30 mil por mês. Até para pagar refeições em restaurantes tradicionais de Natal, como Fogo e Chama e Sal e Brasa, o deputado utilizou a cota indenizatória. Com “divulgação da atividade parlamentar”, foram outros R$ 15 mil mensais pagos por Wagner com o dinheiro público para ressarcimento da Câmara.

HISTÓRICO

Eleito com menos de 50 mil votos, ou seja, “puxado” pela coligação que o PV integrou em 2010, Paulo Wagner havia conseguido, dois anos antes, ser o vereador mais votado de Natal, quando tinha um popular programa policial na TV Ponta Negra – que teve que deixar por conta do trabalho em Brasília. Em 2013, porém, já demonstrava o desejo de deixar a vida política de Brasília e, pelo menos, voltar para o trabalho na Capital do Estado.

Voltou à televisão (tem um programa atualmente na SimTV!) e confidenciou ao colega de partido, o vereador Luiz Almir, que não iria se candidatar a reeleição, justamente, por problemas de saúde. Desta forma, Almir seria o nome lançado pela sigla para ocupar a vaga de deputado federal. Essa situação, no entanto, ainda está incerta.

Comentario do Blog: E no minimo ultrajante e uma ofensa a qualquer ser humano capaz de falar. Um deputado sem ao meu ver quaisquer tipo de contribuição com sua “Atividade Parlamentar” se aposentar por um detalhe e brecha nas leis deste pais, acredito que essa doença do “coitado” deve ter se manifestado enquanto o mesmo se deliciava de um belo Rodizio na Sal e Brasa e Fogo e chama né… Por que ele trabalha “Duro” para receber os seus quase R$60,000 Incluindo Salario e Verbas Indenizatorias. Fazer o que né isso e Brasil!!!!!!

Styvenson divulga nota de retratação por comentários contra oficiais da corporação

TenenteDepois da grande repercussão da entrevista dado a’O Jornal de Hoje, na edição do dia 24 de dezembro, quando, em uma das respostas, disse: “eu quero que venham para cá trabalhar no meu lugar para eu ir para casa. Quero ficar que nem outros tenentes. Sem fazer nada. Quero essa vida”, o tenente Styvenson Valentim, do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) e responsável pelas blitzen da Lei Seca no Estado, divulgou uma nota de retratação neste sábado (27).

No texto, Styvenson afirmou que fez o comentário em um momento de cansaço e estresse. “Passo por um momento difícil no tocante a minha vida particular, cuja privacidade, por diversas vezes, é violada e devassada, fazendo-me sentir falta do trabalho que exercia no policiamento ostensivo ordinário do 9º Batalhão de Polícia Militar.  Esclareço que não foi minha intenção denegrir a imagem dos valorosos tenentes e demais oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do RN, até porque, essas instituições são compostas de profissionais vocacionados que labutam em defesa da sociedade mesmo com o risco da própria vida e que poderiam estar à frente das operações da “Lei Seca” como eu e, como em qualquer ramo de atividade humana, tem exceções que fogem a essa regra, mas que são devidamente corrigidos pelos órgãos de controle interno e externo”.

Por fim, o tenente se desculpou. “Registro meus sinceros pedidos de desculpa, pois nunca tive a intenção de ofender a honra das senhoras e senhores oficiais militares estaduais, reconhecendo minha precipitação, afirmando manter-me com posturas condizentes com a moralidade e honradez da classe militar, pautada nos princípios da hierarquia e da disciplina, a fim de sempre prestar o melhor serviço e respeitar o contribuinte”.

O pedido de desculpas veio depois de uma reunião que Styvenson teve com o comandante geral da PM no Estado, coronel Francisco Araújo. Durante o encontro, ele foi aconselhado a ter mais cuidado nas entrevistas e também proibido de comentar sobre o trabalho de outros oficiais da corporação. No mesmo dia, a Associação dos Oficiais Militares Estaduais do Rio Grande do Norte (ASSOFME), divulgou uma nota de repúdio contra Styvenson. Nela, a entidade destacou, dentre outras tópicos, que “nós, Oficiais Militares, trabalhando diariamente na gestão da instituição, atuando de maneira discreta frente aos relevantes serviços que prestamos à sociedade. Nenhum de nós é ou se considera maior que a corporação e não nos interessa aparecer neste ou naquele programa de TV, nesta ou naquela entrevista, como forma de promoção pessoal”.

Ao receberem o pedido de desculpa de Styvenson, a associação declarou que “Reconhecer o próprio erro e pedir desculpas, além de elegante demonstra a grandiosidade da pessoa humana. A ASOFME aceita a retratação do Oficial e já esquecemos o inconveniente temporário ocorrido”.

Fonte: Portal JH

Postos Laís em Currais Novos e Assaltado Novamente.

posto laizPor volta das 02h de hoje (27/12/14) o posto de combustíveis Laiz localizado na Av. Dr. Sílvio Bezerra de Melo voltou a ser assaltado por dois elementos que estavam de posse de uma arma longa.

Os elementos chegaram a pé no posto, um deles com capacete e o outro com uma camisa na cabeça, renderam o frentista e um cliente do posto e fugiram na moto do cliente uma Yamaha Krypton de placa OJU-6648, que fora encontrada abandonada na rua Luis Lopes Neto no Bairro Promorar na manhã de hoje.

Populares encontraram esta moto abandonada e acionaram a Polícia Militar que foi até o local.

Fonte: 3º CIPM

Currais Novos 11º Homicidio do Ano.

Na noite desta Sexta Feira (27/12) um adolescente de 17 anos que foi baleado agora a pouco na Rua Raul Macedo, ao lado do antigo SESI, acaba de falecer no Hospital Regional Mariano Coelho.

Jovem AssasinadoO nome da vítima trata-se de Fernando Henrique de 17 anos residente na Rua Vivaldo Pereira Sobrinho, 308, Bairro Radir Pereira, Currais Novos. O mesmo foi atingido com um único disparo nas costas.
Informações extra-oficiais dão conta que o acusado se chama Lucas, diligências estão sendo realizadas para captura do Acusado.


Familiares informaram a reportagem do Blog da 3ºCIPM que a vítima era viciado em drogas e todo o dinheiro que ganhava no trabalho gastava comprando entorpecentes para manter o vício.
Mais uma prova do poder devastador das drogas que tá tirando a vida de nossos jovens e adolescentes, por isso, caro leitor, fiquem longe das drogas por que o resultado estamos mostrando todos os dias, é cadeia ou cemitério.
Dos 11 homicídios registrados em nossa cidade 09 deles teve alguma ligação com a porcaria da droga.

Comentario do Blog: Infelizmente e desta maneira os jovens de nossa cidade que envolvem-se no mundo das drogras o fim e este, o poder publico omisso em relação a este problema, que aterroriza diversas familias de todas as classes sociais, por que inocente de quem achar que que isso resume-se somente a classe C ou D. Está inserida em todas.

Lei Seca: Tenente Styvenson diz que está proibido de dar entrevistas

TenenteO comandante geral da PM, Coronel Araújo, disse que teve uma conversa com Styvenson e com representantes da Associação de Oficiais Militares, que emitiram nota de repúdio a declarações de Styvenson em entrevista ao Jornal de Hoje.

Ao JH, onde além de dizer que já bebeu e dirigiu, mas que hoje não bebe nem em casa, o tenente, comentando a falta de recursos para trabalhar, disse que queria ficar como os outros tenentes: "Sem fazer nada. Quero essa vida".

Na nota os oficiais criticaram o tenente Styvenson e disseram que não interessava a eles aparecerem em programas de TV "como forma de promoção pessoal".

Os oficiais militares ainda disseram na nota que as declarações do tenente da Lei Seca, que faz parte dos quadros da PM, mas está cedido ao Detran, "ensejam responsabilidade nas esferas administrativa e judicial, pela grave acusação feita aos profissionais".

Diante dessa nota, Coronel Araújo disse que teve uma boa conversa e ficou definido que o Tenente Styvenson vai se retratar perante a categoria que integra.

"Tivemos uma conversa muito tranquila", disse Araújo.

Não foi bem assim, garantiu Styvenson, econômico nas palavras, já que disse estar proibido de dar entrevistas.

Polêmica: PM e guardas da STTU escoltam MC Gui na saída do aeroporto de São Gonçalo

Quem foi o MC que desembarcou hoje em Natal com direito a escolta policial?

Teve mais moral que muito politico………….

Respondo: MC Gui.

Ahn?

MC Gui.

O rapaz chegou a Natal por volta do meio-dia para fazer um show agora à noite no Espaço Pepper´s Sports, na Arena das Dunas, e tinha uma entrevista ao vivo marcada na TV Cabugi.

Para driblar o trânsito, guardas da STTU fizeram a escolta e ainda solicitaram reforço da Rocam.

O Comando da PM foi avisado e mandou que a Rocam parasse de acompanhar o…MC.

O famoso não chegou à emissora em tempo de dar a entrevista.

E a passagem performática do MC Gui pelas ruas de Natal, com pompas e circunstâncias oferecidas pelo poder público, ainda rende…
Ontem, ao desembarcar no aeroporto de São Gonçalo e ser escoltado pelos guardas Amarelinhos da STTU e pelos policiais militares da Rocam, o MC foi almoçar na Churrascaria Sal e Brasa.
Pois não é que os guardas da Prefeitura, aqueles mesmos que multam de cara, em vez de orientarem, fecharam a avenida Roberto Freire para a limousine preta do “cantor” estacionar no restaurante?
Reclamar a quem?
Salve-se quem puder…

Carro com mulher nua na janela fura blitz da Lei Seca em Natal, mas é interceptado pela polícia

A blitz da Lei Seca realizada na madrugada deste sábado (27) mostrou mais uma vez o desrespeito de alguns motoristas.

Durante abordagem feita na avenida Engenheiro Roberto Freire, zona Sul de Natal, a polícia foi surpreendida com um veículo que furou a barreira e o detalhe é que uma mulher nua estava sentada na janela do carro. O tenente Styvenson relatou que seis pessoas vinham em um Ford Fiesta, de cor branca, e uma mulher estava nua na janela.

O motorista não obedeceu ordem de parar e furou a barreira, com isso, foi perseguido e alcançado. Todos que estavam no carro foram encaminhados para a Delegacia de Plantão da Zona Sul.

Além dessa ocorrência, a blitz realizada das 0h30 às 5h, os policiais da Companhia de Polícia Rodoviária Estadual e os agentes do Detran realizaram 374 testes do bafômetro, que resultaram em 33 pessoas que vão responder administrativamente e outras nove que foram presas por crime de trânsito.

FONTE: PortalBO

CURRAIS NOVOS – OBRA DO CENTRO TECNOLÓGICO DE MINERAÇÃO ATINGE 98% DE CONCLUSÃO

As obras do Centro Tecnológico de Mineração, instalada no Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) de Currais Novos, atingiu 98% de conclusão. Para fiscalizar o andamento da construção, a Governadora Rosalba Ciarlini, ao lado do diretor presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (Fapern), Emanoel Márcio, e da diretora-presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Rio Grande do Norte (Arsep), Kátia Pinto, esteve no início da tarde desta sexta-feira (26) nas instalações. A obra tem como objetivo ampliar o setor tecnológico do Rio Grande do Norte, através do aperfeiçoamento da estrutura de pesquisa na área mineral. A Governadora Rosalba Ciarlini declarou que a obra dará aos estudantes maior qualidade para colocar em prática o aprendizado de sala de aula. “Assim como os Centros Estadual de Educação Profissional Tecnológica, que levam consideração a vocação da cidade para a oferta de cursos. O Seridó uma vasta área de pesquisa e de estudos para a mineração. É uma obra bastante aguardada por todos”, encerrou.

ÔNIBUS DA BANDA CAVALEIROS DO FORRÓ É ASSALTADO POR TRÊS HOMENS COM ARMAS DE GROSSO CALIBRE

onibuscavaleiros

O ônibus da banda natalense Cavaleiros do Forró foi assaltado por um grupo de homens armados em um distrito do município de Sertânia, Sertão pernambucano, no final da tarde desta sexta-feira (26). O roubo ocorreu por volta das 5h30, na BR-232, nas imediações do KM 300, em Algodões. Além do coletivo da banda, outros carros e um caminhão foram parados pelos assaltantes. Testemunhas informaram que o grupo era formado por três homens com armas de grosso calibre.

 

 

IMG_20050452369113Os assaltantes chegaram a disparar contra o ônibus, que ficou com várias marcas de bala. Ninguém ficou ferido. A ação do grupo foi bastante rápida e objetiva. Os homens sairam de uma mata próxima à rodovia, pararam os veículos e efetuaram os roubos. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) acredita que o alvo do ataque tenha sido o ônibus da banda, pois eles sabiam detalhes de onde o dinheiro estava guardado dentro do coletivo. Após o ataque, os homens fugiram para a mata próxima à rodovia. A PRF está com três viaturas na localidade fazendo buscas pelos suspeitos. A Polícia Militar também foi acionada e vai ajudar nas buscas. A banda vai prestar depoimentos à Polícia Civil para ajudar nas buscas pelos assaltantes.

Do Jornal do Comercio

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Uso de armas não letais por policiais agora é prioridade no Brasil

Armas não letais, de menor potencial ofensivo, como gás lacrimogêneo, balas e cassetetes de borracha, spray de pimenta e arma de eletrochoque, também conhecida como taser, terão prioridade na ação policial em todo o país, desde que essa opção não coloque em risco a vida dos policiais . É o que determina a Lei 13.060/14 publicada na edição desta terça-feira (23) do Diário Oficial da União. De acordo com o texto – de autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), aprovado pelo plenário do Senado no fim de novembro – armas não letais têm baixa probabilidade de causar mortes ou lesões permanentes e são projetadas para conter, debilitar ou incapacitar pessoas temporariamente. A lei proíbe o uso de armas de fogo nos casos de abordagem a pessoa desarmada em fuga ou contra veículo que desrespeite bloqueio policial, desde que o uso do armamento de menor poder ofensivo não coloque em risco a vida do agente de segurança ou de terceiros. “Sempre que do uso da força praticada pelos agentes de segurança pública decorrerem ferimentos em pessoas, deverá ser assegurada a imediata prestação de assistência e socorro médico aos feridos, bem como a comunicação do ocorrido à família ou à pessoa por eles indicada”, diz um trecho da lei que entra em vigor hoje. Debatida por nove anos no Congresso, no dia da aprovação vários parlamentares destacaram a importância da lei tendo em vista o crescimento da violência na ação policial que, todos os anos, resulta em grande número de mortes, especialmente de jovens. A expectativa é adequar o uso da força por parte do Poder Público para reduzir as ocorrências graves. *Fonte: Agência Brasil

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Motorista perde controle em perseguição e carro tomba em Emaús

Uma cena inusitada ocorreu na tarde desta terça-feira (16), entre Emaús e o Pitimbu, às margens do prolongamento da avenida Omar O'Grady. Um veículo tombou em uma via de barro quando o motorista supostamente fugia de outro veículo ocupado por quatro pessoas. Não há informações sobre feridos e o carro foi abandonado. Júnior Santos 





Segundo relatos de testemunhas à Polícia Militar, o carro seguia no sentido prolongamento da Omar O'Grady por uma via que dava acesso ao cemitério parque Morada da Paz. Uma caminhonete com quatro pessoas supostamente perseguia o veículo, até o momento do acidente. Júnior Santos
Ao chegar ao fim da linha da via e cair com o veículo na ribanceira lateral ao prolongamento da Omar O'Grady, o motorista deixou o veículo e desceu o restante da encosta a pé, seguindo pela Omar O'Grady até destino desconhecido. A caminhonete que o perseguia, engatou a marcha ré e voltou pelo caminho que havia percorrido, seguindo também para local indefinido. Júnior Santos 

O helicóptero Potiguar 1 chegou a percorrer a área em busca de pessoas que pudessem estar envolvidas no acidente e perseguição, mas ninguém foi encontrado até as 16h50. Júnior Santos
De acordo com informações da sargento Luciene Teixeira Lopes, o veículo estava em situação legalizada. Contudo, há uma suspeita porque o carro, com apenas 15 dias de comprado, já pertenceu a três pessoas diferentes. Além disso, a PM também encontrou dentro do veículo dois celulares que continham mensagens suspeitas. "O material será levado para a delegacia de polícia, que vai analisar o caso e proceder a investigação", disse a sargento.

Procon Orienta a Clientes compras de Final de Ano.

A proximidade do Natal e o tumulto típico da época fazem com que muitas pessoas optem pela comodidade das compras virtuais na hora de adquirir os presentes. Mas o que muitas vezes é uma facilidade, pode se transformar em desgastes desnecessários caso o consumidor não saiba escolher uma loja virtual confiável. Para fugir da agitação, muitos consumidores acabam sendo alvos de sites “fantasmas”, ou seja, que não existem. E em Itabira não tem sido diferente, afirma a diretora-executiva do Procon Itabira, Rejane Assis Bretas. Segundo ela, o órgão já recebeu incontáveis reclamações e denúncias de clientes lesados por essas lojas. Rejane explica que nessa época, grande quantidade de empresas de compras surgem “pegando carona” nas vendas natalinas com a finalidade de ter acesso a informações pessoais de consumidores. Muitas vezes, uma artimanha utilizada pelos golpistas é exibir várias promoções para chamar a atenção. Tomada pelo atrativo, a pessoa efetua a compra. Ao pesquisar e perceber que se trata de um golpe, pode ser tarde demais, pois os dados pessoais, informações da conta ou do cartão de crédito já foram registrados. Rejane lembrou que a situação passa a ser criminal. “As compras em internet, principalmente de Natal, devem ter atenção redobrada, tem que olhar mesmo. A gente enquanto consumidor tem, na verdade, que ser um detetive”. Antes de clicar no botão ‘Finalizar a Compra’, Rejane alerta sobre alguns cuidados a serem observados: -Verificar a idoneidade da loja; - Buscar informações com parentes, amigos, alguém que já comprou naquele site; -Procurar no próprio site da loja o seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ); -Verificar as reclamações da empresa junto ao Procon e demais órgãos de defesa do consumidor; -Verificar os comentários e avaliações na parte inferior da página; -Procurar o telefone do site e fazer contato para verificar se é mesmo do local anunciado. A diretora-executiva lembra que é importante pesquisar o endereço físico da loja por um mapa. “É fácil localizar por um mapa, pois às vezes o endereço que consta não é da empresa, mas é uma residência. Tinha um site, por exemplo, que nós entramos no endereço físico dele, mas que era de um hospital”.

PRF prende 17 pessoas por saquear frangos na BR-381

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu 17 pessoas nesta terça-feira, 16 de dezembro, acusados de saquear cargas na BR-381. Os envolvidos são suspeitos de furtar frangos congelados que estavam em um caminhão frigorífico. O veículo tombou no km 368 da rodovia, em São Gonçalo do Rio Abaixo. Os envolvidos, no entanto, foram presos já em João Monlevade. A PRF teve a informação de que a carga estava sendo saqueada e montou um cerco próximo ao km 359. Os veículos eram parados em uma blitz e os condutores que tinham frangos eram detidos. 


 As pessoas presas foram levadas para a Delegacia de Polícia Civil de João Monlevade. Foram apreendidos 16 veículos e recuperadas 84 caixas de frangos congelados, o que corresponde a 1.680 peças. O motorista do caminhão que se envolveu no acidente sofreu ferimentos e foi atendido pelo Serviço Voluntário de Resgate (Sevor). Ele foi encaminhado ao Hospital Margarida, em Monlevade.

domingo, 14 de dezembro de 2014

Jornalistas protestam e aparecem na TV de luto contra baixos Salários

Os Jornalistas, apresentadores e repórteres do Rio Grande do Norte trabalharam de roupas pretas nas redações e nos programas de TV nesta quarta-feira (10) em protesto contra o piso salarial para profissionais de imprensa do Estado, o mais baixo do Brasil. Ontem, eles anunciaram estado de paralisação, com protestos a qualquer momento e possibilidade de greve se não houver reajuste. "Fizemos um dia de luto em revolta para marcar a paralisação. 

A insatisfação é geral. Vamos fazer manifestações-surpresa para incomodar os patrões", disse o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Norte, Breno Perruci. "Se eles nos receberem com retaliação e não atenderem às nossas reivindicações, podemos fazer greve", completou. Profissionais de todos os veículos de comunicação apoiaram a causa. 

Na InterTV Cabugi, afiliada da Globo, os apresentadores Matheus Magalhães e Lidia Pace ancoraram o RN TV vestindo preto, e os produtores e editores trabalharam com roupas escuras. O protesto também atingiu a TV Ponta Negra (SBT), TV Tropical (Record) e Band Natal, além dos jornais, portais e rádios do Estado. Cerca de 1.200 jornalistas trabalham no Rio Grande do Norte e têm o pior piso salarial do Brasil: R$ 1.225,80. Os profissionais defendem quase o dobro de aumento, para três salários mínimos (R$ 2.172,00), e benefícios como vale-alimentação, auxílio-creche, licença-maternidade de seis meses e vale-cultura. 

As empresas de comunicação, entretanto, ofereceram 6% de aumento e revoltaram os trabalhadores. Em assembleia realizada nesta quarta, os profissionais recusaram a proposta, anunciaram estado de paralisação e decidiram usar roupas pretas. Diferentemente do estado de greve, quando há interrupção total dos trabalhos, o de paralisação prevê protestos a qualquer hora. Desde setembro, jornalistas e empresas brigam pelos salários. Como não houve negociação, eles entraram em dissídio coletivo. A partir desta quinta (11), o caso sairá da Superintendência Regional do Trabalho para a Justiça do Trabalho do Rio Grande do Norte, que definirá se haverá ou não reajuste salarial aos trabalhadores.

Operação intensifica fiscalização nas estradas federais do RN até janeiro


A Polícia Rodoviária Federal está intensificando a fiscalização nas estradas federais que cortam o Rio Grande do Norte. A operação "Rodovida", que foi iniciada nesta sexta-feira (12) e segue até o dia 31 de janeiro, acontece em todo o país. A PRF explica que, por concentrar as festas de fim de ano, verão e férias escolares, o período é de intenso movimento nas estradas. Após uma pausa, a ação retornará com os trabalhos entre os dias 6 e 22 de fevereiro.

sábado, 13 de dezembro de 2014

Estacionou na vaga dos idosos no Midway? É multa!

Agente STTU Multando no MidWay Mall
Agentes de trânsito estão fiscalizando as vagas de carro que são prioritarias em shoppings da cidade. Ontem, 104 carros foram autuados somente no periodo da tarde no midway mall. 

A multa é leve: 3 pontos na carteira e R$55 reais, mas a consciência e vergonha de quem faz isso deve ser bem pesada (espero!), em 3 dias mais de 300 carros foram autuados no Midway.

Ontem (11/12) um juiz foi multado e falou que iria na secretaria botou pressao nos agentes, mas a ordem foi dada pelo ministério público.

Quem tem o direito tem que procurar a STTU pra retirar o cartão que comprova a deficiência ou melhor idade do cidadão. STTU 3232-4930

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Advogado é roubado pelo próprio cliente após libertá-lo

Um crime inusitado chamou atenção dos moradores da cidade de Piatã (a 546 km de Salvador), no último fim de semana. Isso porque o advogado José Rosa Matos foi assaltado pelo próprio cliente após liberá-lo da prisão. O criminoso, de prenome Alex, responde por estelionato há seis meses. No último sábado, 6, os dois se reencontraram. Alex propôs a José que ele o levasse de carro para uma localidade próxima ao município, porque iria receber um dinheiro numa fazenda para pagar, inclusive, uma dívida com o advogado.


Após aceitar a proposta, José seguiu de automóvel com Alex para a fazenda, quando o criminoso ameaçou a vítima com uma chave de fenda e anunciou o assalto. Depois da ação, o bandido fugiu com a caminhonete. Dois dias depois, segundo o Marcelo Matos Aguiar em entrevista ao Portal A TARDE, a polícia prendeu Alex no município de Wenceslau Guimarães (a 290 quilômetros de Salvador) e recuperou o veículo do advogado. "Ele irá responder por roubo", afirma Aguiar.

Comentário do Blog: A cada dia a Bandidagem inova para não cair na ociosidade né kkkkK 

Em 16 dias, Sesed recebe 4 mil denúncias através do Whatsapp.

A cúpula da segurança pública do Rio Grande do Norte está usando a seu favor a atual "febre" da população por mensagens instantâneas no telefone celular através do aplicativo Whatsapp. Após disponibilizar um número (84 8149-9906) para receber denúncias da população através do aplicativo, mais de quatro mil mensagens foram recebidas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) em 16 dias. Não há, no entanto, a confirmação sobre quantos crimes foram solucionados após as denúncias.
Por outro lado, a Sesed garante que nenhuma das ocorrências fica reprimida e que todas as mensagens são documentadas e encaminhadas para os setores competentes.
Com a nova ferramenta a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed/RN) busca contar com o diferencial de obter imagens, vídeos e coordenadas geográficas das ocorrências. E no momento da denuncia, mesmo que a informação não seja respondida de imediato, as informações são armazenadas facilitando o trabalho dos colaboradores que estão devidamente capacitados para lidar com as demandas acumuladas. Outro aspecto positivo considerado pela Sesed é questão da acessibilidade.
Segundo a Sesed, a ferramenta ajuda pessoas com problemas auditivos ou fonoauditivos a também fazerem denúncias por meio de um telefone que disponha da ferramenta. O Whatsapp do “Disk Denúncia 181” funciona da mesma forma que via telefone, mas a linha não poderá ser utilizada para receber chamadas, cujo as denúncias serão feitas apenas por meio do aplicativo e a privacidade do denunciante será mantida em sigilo.
O secretário estadual de Segurança, Eliéser Girão Monteiro, elogiou a marca e mostra que "a população está ajudando cada vez mais a Segurança Pública de forma ativa". "Assim podemos tirar de circulação armas, drogas e criminosos. Contamos cada vez mais com esta participação", elogiou.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

PM apreende 100 quilos de maconha dentro de residência em Mossoró, RN

A Policia Militar realizou na noite desta quarta-feira (10) a maior apreensão de drogas do ano em Mossoró, cidade da região Oeste do Rio Grande do Norte. Dentro de uma residência, localizada no bairro Bom Jesus, foram apreendidos 100 quilos de maconha. Os traficantes fugiram antes da chegada da polícia. De acordo com o Coronel Alvibá Gomes, comandante do 2º Batalhão de PM, a droga está avaliada em R$ 500 mil. “A maconha estava escondida em vasilhas plásticas e caixas de papelão dentro da casa, que fica na rua Vicente Balbino. Uma denúncia anônima nos informou onde o entorpecente estava. Quando chegamos, porém, não havia ninguém na casa”, acrescentou. O entorpecente apreendido foi entregue à Delegacia de Plantão, que o encaminhará para perícia no Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep). 

 Fonte: G1/RN

Comentario do Blog: Parece que o estoque do Carnaval fora perdido né.... Isso e pra mostrar como a droga está fortemente presente em meio a sociedade. Sem ser liberada os cara tem 100 Kg de estoque e liberando o uso da maconha como seria 1 Tonelada????

Padres e monges do RN são suspeitos de integrar rede de pornografia, diz polícia

Um jovem de 21 anos, que recentemente trabalhou como catequista em uma igreja na cidade de Goianinha, município distante pouco mais de 50 quilômetros de Natal, foi preso na manhã desta quarta-feira (10) suspeito de participar de uma rede de distribuição de fotos e vídeos com imagens de adolescentes nus.
O delegado Wellington Guedes disse que o material era compartilhado pela internet e por meio de aplicativos de celular. “Em depoimento, o suspeito revelou que alguns dos destinatários são seminaristas, padres, monges, dentre outras pessoas ligadas à Igreja Católica de cidades potiguares e de municípios nos estados da Paraíba, Ceará, Minas Gerais e São Paulo”, acrescentou. “Estamos diante de fortíssimos indícios de uma grande rede de pornografia juvenil”, acrescentou Guedes.
O delegado explicou que o suspeito deixou de auxilar nos trabalhos religiosos há duas semanas, tendo sido cortado por falta de condições de pagamento da igreja. Contudo, ele foi preso em cumprimento a uma ordem judicial expedida pela Justiça. “Ele foi preso porque, depois de ser dispensado, passou a extorquir um padre, alegando ter fotos do sacerdote sem roupas. No computador do catequista, encontramos diversas imagens de adolescentes pelados. Alguns deles, em posições eróticas, pornográficas”, contou. Ainda segundo Guedes, o rapaz admitiu fazer parte do esquema e revelou a participação de religiosos na rede. “Além de todo o material que encontramos, ele mesmo confessou tudo.
Agora estamos trabalhando para tentar identificar quem são os demais envolvidos. Tem muita gente. As fotos e os vídeos eram compartilhados principalmente pelo Facebook, grupos de WhatsApp e Skype”, acrescentou.
O delegado disse que as investigações ainda estão em estágio preliminar, mas que já há provas suficientes para indiciá-lo por extorsão e crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, caso do armazenamento e distribuição das imagens que envolvem os menores nus. “Ele vai permanecer preso. O computador e o telefone celular dele estão apreendidos e serão encaminhados para perícia”, finalizou. 


Fonte: G1/RN

Secretário alerta que faltam R$ 150 milhões para salários

O novo Governo que assume em janeiro deverá começar com um débito de R$ 150 milhões na folha de pessoal, referente a salários que a atual administração não terá condições financeiras de pagar no mês de dezembro. A informação foi apresentada ontem pelo secretário de Planejamento e Finanças, Obery Rodrigues, durante reunião com o governador eleito Robinson Faria e a equipe de transição. O auxiliar de Rosalba entrou na equipe recentemente. Vice-governador eleito e coordenador da transição, Fábio Dantas disse que Obery Rodrigues apresentou as dificuldades que o atual Governo enfrenta principalmente frente à escassez de recursos para conseguir cobrir as despesas “crescentes e incompatíveis com as receitas”. 

Governador Eleito Robson que presente de Grego né?
O secretário apontou, durante a reunião, obstáculos para equilibrar as finanças do Estado. “Ele deve tentar pagar o décimo terceiro, mas vai ficar grande parte da folha de dezembro, em torno de R$ 150 milhões. Esses valores ficarão em dívidas que precisariam de outra fonte de receitas, que não existe”, disse Fábio Dantas. O vice-governador eleito não soube dizer quias faixas de servidores o atual Governo irá pagar, mas acredita que é possível que os funcionários ativos sejam contemplados e os inativos e pensionistas fiquem em atraso. “No entanto esta é uma informação que apenas o Governo Rosalba poderá passar de forma precisa”, ponderou. O secretário de Planejamento e Finanças, Obery Rodrigues, não garantiu o pagamento do funcionalismo do mês de dezembro, apenas reiterou que o Governo está trabalhando para não deixar débitos. O pagamento do décimo estaria garantido, segundo ele. Uma das formas para conseguir uma “folga” nas finanças seria a aprovação da unificação dos fundos de previdência do Estado. O projeto de lei para essa unificação foi enviado à Assembleia Legislativa. 

O secretário admite que esta seria uma forma do Governo assegurar recursos para a folha de pessoal. Isto porque, explicou o secretário de Planejamento, haveria uma folga de pelo menos R$ 70 milhões que, hoje, o Governo é obrigado a repassar todos os meses para complementar o pagamento dos inativos. “Além do repasse dos 11% de contribuição do servidor e dos 22% da contribuição patronal, acaba saindo R$ 70 milhões do Tesouro Estadual para cobrir o pagamento da previdência” disse. Enquanto isso, completa o secretário, há um fundo de R$ 1 bilhão que poderia ser usado para equilibrar o déficit da previdência. “O governo não quer dinheiro do fundo de previdência, mas encaminhou um projeto de lei para equilibrar as contas do Ipern”, afirma. 

Com isso, explica Obery Rodrigues, o Estado ficaria desobrigado de complementar com recursos do Tesouro estadual a folha de inativos do Ipern. 

Fonte: Tribuna do Norte

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Juiz chega atrasado, perde voo e dá voz de prisão funcionários da TAM no MA

O juiz da comarca de Senador La Rocque, no sul do Maranhão, Marcelo Baldochi, deu voz de prisão a três funcionários da companhia aérea TAM, no último sábado (6), após ter o embarque de um voo para São Paulo negado por ter chegado atrasado ao aeroporto. Segundo um prestador de serviço do aeroporto de Imperatriz, o juiz ficou nervoso após ser informado pelo funcionário que o horário de embarque já havia encerrado, e ele não poderia mais entrar no voo porque ela estava em procedimento de decolagem. "Depois disso, ele ligou para a polícia para que viessem prender o funcionário.
Ele ficou gritando no aeroporto, deu show de arrogância, de grosseria. E olha que os funcionários foram educados, não fizeram nada com ele, apenas informaram que não poderia viajar porque a aeronave já havia sido fechada", relatou.
Um vídeo publicado por um portal de notícias do Maranhão flagrou o momento em exato em que o juiz deu voz de prisão ao funcionário que deu a informação. "Você está preso em flagrante, você fique quietinho para o senhor aprender a me respeitar, um consumidor", disse o magistrado, em voz alta. Ainda segundo a testemunha, os outros dois funcionários tiveram voz de prisão dadas porque foram tentar ajudar o colega e explicar que as normas da aviação não permitiriam o embarque.
A polícia informou que os funcionários foram encaminhados à Delegacia Regional de Imperatriz, onde prestaram depoimento, mas foram liberados em seguida. Eles foram acusados pelo juiz de crime contra o consumidor. A polícia informou ainda que o juiz que fez a denúncia não compareceu à delegacia para prestar depoimento ainda.
Ele conseguiu embarcar em outro voo ainda no sábado, da companhia aérea Gol. Ele deve ser intimado nos próximos dias. Nesta segunda-feira (8), o caso foi remetido ao 3º Distrito Policial, que vai dar prosseguimento às investigações. Em nota, a TAM informou que segue "todos os procedimentos de embarque regidos pela Legislação do setor". Disse ainda que está colaborando e prestando todos os esclarecimentos às autoridades sobre o caso. O UOL tentou localizar o juiz Marcelo Baldochi, mas não obteve êxito. Como esta segunda-feira é feriado no Estado, as ligações ao Fórum de Senador La Rocque não foram atendidas.
O juiz já é conhecido no Estado por se envolver em polêmicas. Em 2007, foi flagrado por fiscalização e denunciado por manter trabalhadores em condições análogas à escravidão em uma fazenda de sua propriedade. Em dezembro de 2012, em Imperatriz, ele se negou a dar dinheiro a um flanelinha, discutiu com ele e acabou sendo esfaqueado.

Celulares, facas e drogas são achados durante vistoria em presídio do RN.

Uma vistoria resultou na apreensão de facas artesanais, celulares e drogas na tarde desta sexta-feira (5) na Penitenciária Estadual de Parnamirim, na Grande Natal. As apreensões aconteceram no pavilhão 2, que é ocupado atualmente por 180 detentos. O diretor da unidade prisional, Durval Franco, conta que a vistoria é de rotina. “Os agentes realizaram no fim do plantão e encontraram esse material. Havia facas, celulares, maconha e um pouco de cocaína também”, revela. Nesta quarta-feira (3), uma revista realizada em um dos pavilhões da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na Grande Natal, localizou um túnel cavado pelos presos. A descoberta aconteceu em uma quadra usada pelos 196 detentos do pavilhão 4 para o banho de sol. 

 Fonte: G1

domingo, 7 de dezembro de 2014

Ladrões roubam mais de 60 troféus da Red Bull na F-1

Em seu site oficial, a Red Bull divulgou o comunicado feito pela polícia para pedir informações sobre os suspeitos. Eles estavam em uma picape prata 4x4, que foi usada para derrubar o portão, e em uma Mercedes azul-marinho. Nenhum funcionário da equipe foi ferido durante o roubo.
O chefe da Red Bull, Christian Horner, lamentou o ocorrido. "Nós estamos, obviamente, devastados por esta séria invasão em nossa fábrica", afirmou. "A invasão causou danos significativos e foi bastante assustadora para nossos funcionários noturnos. Os invasores levaram itens que não só não pertenciam a eles, mas também representavam os esforços de um grupo de indivíduos trabalhadores e dedicados."

sábado, 6 de dezembro de 2014

Advogado é preso carregando revólver dentro do Código Penal

Um advogado foi preso na última terça-feira, 2, carregando um revólver escondido dentro do Código Penal, em Ibiraçu/ES. De acordo com o portal Gazeta Online, o homem, de 65 anos, teria cortado as folhas do livro para que a arma coubesse, sem chamar atenção. O causídico foi preso após sua esposa procurar a delegacia e denunciá-lo por ameaça. Segundo o delegado Fábio Pedroto, o advogado foi abordado quando chegava em casa, após sair do escritório onde trabalha. Ao abrir o CP, os policiais encontraram um revólver calibre 38, com cinco munições intactas e uma deflagrada. A arma não possui registro e o advogado não tem porte de arma. Após pagar fiança no valor de R$ 5 mil, o causídico foi liberado. A OAB/ES informou que, como o advogado não estava em exercício da função quando detido, não será aberto processo ético-disciplinar.

Cientistas criam bafômetro para maconha no trânsito

Aparelho desenvolvido por pesquisadores de Washington (EUA) detecta THC nos motoristas Dirigir sob influência de drogas é ilegal em vários países, inclusive no Brasil. 

Mas até hoje, os policiais precisam esperar por exames de sangue para confirmar se um motorista está sob efeitos de entorpecentes, o que pode levar até 24 horas, o que faz com que a fiscalização não seja eficaz. Agora, pesquisadores da Universidade do Estado de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveram um bafômetro capaz de detectar o THC, princípio ativo da Cannabis sativa, com resultados gerados quase que imediatamente. 

O gadget usa a tecnologia de espectrometria de massa por íons, que é usada por profissionais de segurança de aeroportos para detectar drogas e explosivos. 

 O protótipo, que poderá ser testado em humanos já no próximo ano, não é projetado para calcular o “quão drogado” um condutor pode estar, mas simplesmente para confirmar se eles têm THC em seus corpos. A intenção é, no caso do teste acusar níveis de THC, o motorista ser direcionado a um exame de sangue que poderia ser usado como prova em tribunal. 

O consumo de drogas afeta habilidades de condução das pessoas, e pode dar-lhes tempos de reação mais lentos, náuseas, alucinações, ataques de pânico, paranoia, tontura, fadiga e dificuldade de concentração, o que poderia aumentar as chances de um acidente. A pesquisa da Universidade do Estado de Washington poderá, em breve, ajudar a Patrulha do Estado de Washington.