Pages

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Prefeituras vão à Justiça para exigir devolução

O presidente da União Brasileira de Municípios (Ubam), Leo Santana, anunciou que a entidade vai pedir à Justiça Federal que obrigue os bancos a devolverem mais de R$ três bilhões cobrados às prefeituras, decorrentes de operações financeiras, financiamentos e manutenção de conta ativa. Ele afirmou que há “desonestidade das instituições financeiras que inventam tarifas e cobram ilegalmente com o intuito de se locupletarem e se aproveitarem não só das contas de municípios, como também dos consumidores em geral”.

“Chega a ser estarrecedora a coragem dos agentes financeiros na cobrança de tarifas ilegais, incluídas em contratos que só satisfazem a eles, subtraindo das contas das prefeituras verdadeiras fortunas que atestam aos bancos lucros bilionários em poucos meses”, disse Leo Santana.
A Secretaria Nacional do Consumidor – Senacon, órgão vinculado ao Ministério da Justiça, notificou dez instituições financeiras. Nessas notificações, questinoa a cobrança de tarifas para abertura decrédito na venda e compra de veículos automotores. No Poder Judiciário tramitam milhares de ações contra os bancos, que conbram esse tipo de taxa.

Nenhum comentário: