Uma reportagem no Fantástico chamou a atenção de todo o país na noite deste domingo, 07.O programa dominical falava sobre as deficiências dos Corpo de Bombeiros de todo o país, com destaque para o Piauí onde a situação é lamentável, já que faltam viaturas e pessoal para dar conta de um estado que tem mais de 200 cidades. A média no Piauí é de um bombeiro para cada nove mil pessoas,quando o número considerado ideal é um profissional para cada mil habitantes.
Em determinado momento a reportagem do Fantástico se voltou para um incêndio ocorrido em em Bacabal, Maranhão em outubro passado. Nesse dia, especialistas afirmaram que foi sorte ninguém ter se ferido.
Como Bacabal não tem Corpo de Bombeiros, quando ocorre um incêndio desses, tem que vir uma equipe da capital, São Luís, que fica a quase 250 quilômetros de distância.
Mas aí é que o programa surpreendeu com uma triste realidade que foi cômica e ao mesmo tempo trágica. Sabe o que aconteceu lá ? O improviso chegou ao ponto de um limpa-fossa ser usado para apagar o fogo. Aqui no RN, a gente diz o caminhão que desgota a fossa, mas dá no mesmo. Vítimas e voluntários desesperados para apagar o incêndio “Perguntaram a um motorista que ia passando : ‘Ei, aí é água?’. O motorista de um limpa fossa disse ‘não, é fezes, mais ou menos uns quatro mil litros de fezes’. Os voluntários gritaram; A gente está precisando, que aqui o fogo está demais. E assim lá vai a merda servir para apagar o fogo por falta de bombeiros
E essa não foi a primeira vez que o motorista do limpa fossa, Jaelson Santos Souza, fez papel de bombeiro. Um ano antes, ele tinha apagado um incêndio em um depósito de reciclagem. “Não fica muito cheiroso não. O importante é resolver o problema”, disse o Bombeiro improvisado.
PARA VER A MATÉRIA COMPLETA EXIBIDA NO FANTÁSTICO CLIQUE AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário