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sábado, 3 de janeiro de 2015

Frota no RN ultrapassa um milhão

A infraestrutura das cidades parece não acompanhar o crescimento da frota de veículos, que já ultrapassa um milhão no Rio Grande do Norte. Veículos destinados a passeio, automóveis e motocicletas, correspondem a 877.606. Em Natal, o aumento de veículos foi de 41,04% nos últimos quatro anos, de acordo com informações do Departamento Estadual do Trânsito (Detran). Em todo o estado o crescimento foi de 42,51%.


carrosEm 2010 eram 730.807 veículos emplacados, contra os 1.041.449 de hoje. O número dos que estão em circulação deve ser menor, já que as pessoas não costumam dar baixa de veículos em desuso no Detran. Ou seja, ainda consta na lista, uma pequena parcela de veículos que já viraram sucata.

O aumento ocasiona cada vez mais engarrafamentos nos centros urbanos. Por dia mais de 74 veículos novos são emplacados, terminam por tornar o trânsito ainda mais lento. Transportes de passeio (automóveis e ciclomotores) somam hoje no rio Grande do Norte 877.606, contra os 618.910 de 2010.
A isso, soma-se o fato de o principal veículo de massa, o ônibus, ter tido um crescimento bem inferior, 31,5% nos últimos quatro anos no Estado. Em Natal, o índice cai para 27,4%.

O acúmulo maior de meios de transporte motorizados é em Natal, Mossoró, Parnamirim, Caicó, Assu e São Gonçalo do Amarante, em ordem decrescente.
Para tentar desobstruir ruas e avenidas, a capital potiguar tem projetos e pretende realizar várias obras nos principais corredores de trânsito. Algumas já atrasadas.
O padrão a ser utilizado pode ser visto no Complexo Dom Eugênio Sales (próximo à Arena das Dunas), com o viaduto estaiado na avenida Prudente de Morais e três túneis: da Lima e Silva com direção à rua São José; da Lima e Silva com direção à Candelária e o da Lima e Silva com direção à Jerônimo Câmara.
A Prefeitura de Natal programa a construção de mais túneis nos cruzamentos das Avenidas Salgado Filho/Bernardo Vieira; Salgado Filho/Antônio Basílio; Salgado Filho/Amintas Barros e Salgado Filho/Nascimento de Castro; duas passarelas na Avenida João Medeiros Filho, 1.052 abrigos de passageiros, quatro estações de transferência e quatro terminais de ônibus. Além disso, está prevista a implantação do sistema de corredores exclusivos para ônibus, conhecido como Bus Rapid Transit (BRT), que será integrado a ciclovias.
Para essas obras, serão investidos mais de R$ 577 milhões na área de mobilidade urbana. Os recursos serão disponibilizados pelo Governo Federal pelo Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2).
A promessa é de que todo o sistema de transporte coletivo de Natal será informatizado com a instalação de GPS nos veículos, disposição de painéis eletrônicos nos abrigos de passageiros, além da disponibilização para os usuários das rotas percorridas pelos ônibus. Na Avenida Prudente de Morais, será instalada uma faixa semi-exclusiva de ônibus, já na Avenida Presidente Bandeira, no Alecrim, a faixa será exclusiva nos moldes da que existe na maior parte da Bernardo Vieira.
Esses corredores exclusivos passarão a contar também com ciclovias, segundo a Prefeitura. Na zona Norte, a intenção é construir duas passarelas: na avenidas Paulistana e Itapetinga. O terminal de integração de Soledade será ampliado para ser integrado ao sistema de trens que passa nas proximidades.
Outro túnel será construído no cruzamento da Hermes da Fonseca/Alexandrino de Alencar. No começo de 2014, essa obra já tinha recursos garantidos na Caixa Econômica Federal e a previsão para início era no segundo semestre do ano passado. Esse projeto foi aprovado dentro do PAC Mobilidade das Grandes Cidades.

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