Pages

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Extintor do tipo “ABC” está em falta em diversas regiões. Multa será mantida

Desde o dia 1º-, todos os carros em circulação no território brasileiro devem ter extintor do tipo ABC”, até então, os do tipo BC” também valiam. A resolução que definiu a mudança é de 2009, mas muitos proprietários deixaram para a última hora e, agora, não encontram novo extintor para comprar em diversas regiões do País.

A mudança até mudou os planos do reveillon de Cleto Nunes, vendedor autônomo de automóveis, 47 anos, que não conseguiu comprar o novo modelo, mesmo depois de passar por várias lojas de autopeças de NATAL no dia 31 de dezembro.

“Eu ia passar a virada em uma praia do litoral SUL  (na região metropolitana de Natal), mas voltei às 21,00 horas e passei em casa. Procuro  em postos e lojas do ramo há uma semana, mas os comerciantes dizem que está em falta”.

images

O problema afeta também quem tinha extintor do tipo “ABC”, mas ele venceu recentemente. É o caso da médica Gorete Brandão, 54 anos. Ela percorreu 11 lojas no bairro do Alecrim, em NATAL, e só ouviu que novos extintores chegarão apenas a partir de 12 de janeiro. “Alguns postos estão aceitando encomendas”, afirmou.

Multa
Desde 2005, todos os automóveis “zero km” saíram de fábrica com os equipamentos do tipo “ABC”, segundo a resolução 157 do Contran. Quem rodar com o extintor fora das especificações, seja do tipo de aparelho, seja de validade, está cometendo infração grave, sujeito a multa de R$ 127,69 e inclusão de cinco pontos na carteira. E não terá desculpa.

O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) afirma:,” não há nenhum estudo ou possibilidade de suspensão da multa no momento, por causa da dificuldade de encontrar o extintor nas lojas. A resolução de 2009 deu quase 5 anos para que todo mundo se adequasse, e a falta do produto no mercado é devido a falta de organização”.

A mudança ocorreu porque o extintor antigo, do tipo “BC”, é recomendado para materiais como líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos. O “ABC”, além destes, também é capaz de combater incêndios em madeira e tecidos, materiais comuns em automóveis.

Alta demanda
Os últimos dias de 2014 tiveram alta procura pelo item obrigatório nos automóveis. Em algumas Capitais do Brasil, os extintores custavam R$ 78,00 mas, segundo o responsável por um posto de combustíveis (o São Luiz, da Salgado Filho, em NATAL,  é provável que o preço aumente quando o produto voltar ao mercado, devido à grande “procura”.

Em Fortaleza, segundo Édson Ventura, concessionário de várias marcas de carros naquela cidade, uma das maiores lojas especializadas vendeu 2.800 unidades em dezembro de 2014 e o estoque acabou antes do dia 31..

Nenhum comentário: