Pages

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Poda de Arvores Revolta População de Acari.

Aj9rOprCIAEhnSaNas primeiras horas da manhã uma foto ciruculava pelas rede sociais da internet (Twitter e Facebook) da poda ao ver dos usuarios inapropriada de arvores no centro da cidade de Acari. Infelizmente essa realizadade não se restringe somente a cidade de Acari, em Currais Novos ja presenciei alguns acontecimentos como estes.

Infelizmente até o momento não consegui entender o criterio ultilizado pelos podadores ou seus superiores na Poda. Mas segue abaixo um pequeno esclarecimento que encontrei em minhas pesquisas sobre Poda de Arvores.

A poda, na arborização urbana, visa basicamente conferir à árvore uma forma adequada durante o seu desenvolvimento (poda de formação); eliminar ramos mortos, danificados, doentes ou praguejados (poda de limpeza); remover partes da árvore que colocam em risco a segurança das pessoas (poda de emergência); e remover partes da árvore que interferem ou causam danos incontornáveis às edificações ou aos equipamentos urbanos (poda de adequação).

Um comentário:

Paulo Martins disse...

Pessoal, que esta poda possa ter motivos excusos, como politicagem, tudo bem. Que ela é horrível num momento que todos nós queremos mais verdes na cidade, ok, sombra... Mas existe outro tipo de poda, muito utilizada em árvores, inclusive frutíferas, que é a "poda drástica". Ela é exatamente isso que foi feito, remoção completa da copa para renovação dos galhos, o que revigora a árvore, e que se feito por profissionais competentes não traz malefícios nenhum, é benéfico a planta.
Mesmo com os piores motivos, isso pode ser justificado, infelizmente. Sou engenheiro agrônomo.