Pages

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Experiência pioneira no RN serve de modelo para o Sul do país.

DSC01936 O vereador George Câmara (PCdoB) participou na última semana, do lançamento do Parlasul (Parlamento Metropolitano Sul Catarinense), realizado na cidade de Criciúma em Santa Catarina. Responsável pela criação do Parlamento Comum da Região Metropolitana de Natal (pioneiro no Brasil), o vereador George, que também é o presidente deste Fórum, foi convidado a participar do evento como palestrante e descrever as atribuições e a importância do Parlamento para a Metrópole natalense.

                              A exemplo do Parlamento potiguar, o objetivo do Parlasul é a integração econômica, política, social, cultural e ambiental entre as populações do Sul Catarinense, constituindo-se num fórum de discussão e reivindicações. Seu lançamento contou com a participação de vereadores de vários municípios da AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera) e da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) que acompanharam atenciosamente a exposição do vereador George sobre as experiências do Parlamento Comum da Grande Natal.

                              O Parlasul reúne vereadores das Câmaras Municipais da região, agregando 25 cidades catarinenses. Neste sentido, busca utilizar essa articulação para que os parlamentares atuem de forma conjunta ao solucionar problemas que afetam toda a região, e não apenas seus municípios individualmente. Como um dos primeiros passos, o Fórum planeja capacitar gratuitamente os profissionais das Câmaras de Vereadores da região, com cursos ministrados pela Controladoria Geral da União. O mesmo é o décimo Parlamento do Brasil e o primeiro de Santa Catarina, sendo o pioneiro no Brasil a ser gerenciado por uma Universidade, a UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

                              Segundo o diretor-executivo do Parlasul, Adriano Rodrigues, o Fórum representa uma necessidade comum à metrópole catarinense: Debater e conciliar idéias com o intuito de trazer desenvolvimento econômico e social para a região. “Vamos organizar uma agenda em torno das Câmaras de Vereadores. Muito brevemente nossas Casas colherão frutos, que serão importantes para toda a metrópole”, afirmou Adriano.

                              De acordo com o vereador George o encontro serviu tanto para expor a atuação do Parlamento Comum da Região Metropolitana de Natal, quanto para “colher idéias sobre como nosso Fórum pode também se aperfeiçoar, pois as realidades são diferentes, mas o discurso de união em prol do desenvolvimento urbano existe lá e também aqui”, frisou George.

Nenhum comentário: