Pages

terça-feira, 1 de novembro de 2011

MEC volta atrás e não vai recorrer das questões anuladas do Enem

O governo federal decidiu, na manhã desta terça-feira, que não vai recorrer da decisão da Justiça Federal do Ceará, que determinou a anulação de 13 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Essas 13 questões, segundo investigação da Polícia Federal (PF), vazaram para alunos do colégio Christus, de Fortaleza, Ceará, em outubro do ano passado, após a aplicação do pré-teste.
A nova orientação é seguir a determinação da Justiça e evitar uma nova batalha judicial, como a ocorrida no ano passado, quando o exame chegou a ser suspenso.
Com a decisão, passam a valer 167 questões da última edição do Enem.
A Justiça Federal do Ceará decidiu na noite de ontem (31) anular 13 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), idênticas a perguntas em apostilas distribuídas, poucos dias antes da avaliação, para alunos do Colégio Christus, de Fortaleza. 
Foram anuladas, na prova amarela, as questões 32, 33, 34, 46, 50, 57, 74 e 87 (sábado) e 113, 141, 154, 173 e 180 (domingo).
As perguntas vazaram da fase de pré-testes do exame, aplicados em outubro de 2010 no Christus e em outros colégios do Brasil. Segundo o MEC, todas as questões do Enem são previamente testadas em diferentes grupos de alunos, para calibrar a dificuldade da prova, que deve ser sempre a mesma.
O MEC informara na manhã desta terça-feira que iria recorrer da decisão da Justiça Federal do Ceará que decidiu anular, para todo o Brasil, 13 questões do Exame Nacional do Ensino Médio 2011 (Enem). Segundo o MEC, a decisão é "desproporcional e arbitrária" e vai recorrer no Tribunal de Recife ainda esta semana.

Rui Nogueira Rafael Moraes Moura - O Estado de S. Paulo

Um comentário:

Anônimo disse...

CURRAIS NOVOS-RN, DEFINITIVAMENTE EM ALTA.

No final deste ano, os CURRAIS-NOVENSES receberam mais uma boa notícia: CURRAIS NOVOS-RN está entre as melhores cidades de se morar, não só no Rio Grande do Norte, mas do Norte-Nordeste. Um grupo das cidades com melhor qualidade de vida da região completa essa lista das cidades vipis. A revelação veio de uma pesquisa realizada pela revista cidades, que verificou avanços extremamente significativos na melhoria da qualidade de vida de nossa população, nos últimos 10 anos. Isso vem calhar exatamente com a volta das minerações e um comércio bem defenido que atende mais de 30 cidades.
Pelos dados da pesquisa, avançamos e muito no ranking do IDHM, o Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios. O município é classificado como economicamente dinâmico e desenvolvimento social, sendo um grande centro de turismo e eventos.
A pesquisa da revista cidades constatou que teve avanços nas áreas de economia, saúde, educação, segurança, preatção de serviços, turismo, entreterimentos e eventos. Como resultado das políticas públicas que foram instaladas para promover a inclusão social, iniciativas que estimularam a geração de trabalho e renda, investimentos em saneamento básico, escolas, na cultura, na humanização dos serviços públicos.
Uma próxima pesquisa deverá refletir uma situação ainda mais favorável de nosso município, que em diversos aspectos é comparável a cidades de países desenvolvidos.
Outros fatores fundamentais para a qualidade da saúde pública de nossa cidade são o abastecimento com 100% de água tratada, 100% da coleta de esgoto, que passará a ser 100% tratado com a Estação de Tratamento de Esgoto. A Estação de Tratamento de Água, depois de 40 anos de existência, pela primeira vez passou por reformas e ampliação para continuar distribuindo água de qualidade a todo o município.
A revitalização das minerações, o município volta a ser um centro de geração de empregos e rendas. A cidade de CURRAIS NOVOS-RN está muito bem localizada geograficamente ficando a poucos Kms dos grandes centros como: Natal-RN, Mossoró-RN; João Pessoa - PB, Campina Grande - PB; Fortaleza - CE; Recife - PE. Esses grandes centros servem de escoamento da produção de minérios e produtos ortifrutograjeiros.