Pages

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Quem mata mais: o tráfico de drogas ou o dinheiro da corrupção?

CORRUPÇÃO Há uma pergunta que não quer parar de fazer sentido, pelo menos para mim, se levarmos em conta que já são seis os Ministros do governo Dilma a caírem sob acusação de corrupção em onze meses de governo. A questão é: eles já eram corruptos ou se tornaram corruptos a partir de janeiro? Essa é uma pergunta importante e deve ser respondida.

Ora, uma conclusão razoavelmente satisfatória aponta para o seguinte: se eles já eram corruptos caberia culpa a Dilma por mantê-los? E por que teve que mantê-los? E caso tenham se tornado, como pensar a postura da governante?

Bom, o que sabemos desde a sua posse, pelo menos foi o que se ventilou na grande imprensa, é que havia um acordo entre Dilma e o governo anterior de preservar esse Ministério por um prazo de 1 ano. A questão é que no Brasil, por sorte, temos uma revista como a "Veja" quem vem fazendo um trabalho impecável de jornalismo combativo, em que pese a oposição cerrada dos "talibãs" da esquerda nacional, em querer e pedir a censura da citada revista. Foi por causa da revista "Veja" que seis Ministros caíram por corrupção e o sétimo já está a caminho. Imagine se a ditadura petista tivesse sido implantada, estaríamos por certo de volta à ditadura e não saberíamos de nada. É isso que essa gente que defende os talibãs petistas querem.

Mas a questão continua. Como imaginar que um corrupto que já fazia parte do governo anterior, ou seja, que já vinha ocupando cargo ministerial só tenha começado a embolsar o dinheiro do "rico" contribuinte brasileiro apenas a partir de janeiro de 2011? É muito mais lógico imaginar que a corrupção já vinha sendo praticada e de forma violenta sob a proteção do governo anterior. Certamente, e isso é próprio de todo sujeito que pratica ilicitude, que eles imaginavam que estariam protegidos sob o manto populista do governo anterior no atual governo. Claro, e eu não tenho dúvidas, de que há muito mais coisa por trás dessas ilicitudes, sem dúvida. Muito mais.

Outra questão se anuncia: qual a verdadeira participação (falo no sentido direto) de Lula em todos os atos de corrupção ocorridos no seu governo? Essa é uma questão ainda bastante nebulosa. De qualquer forma a "participação" indireta, ou seja, a de ter assumido uma posição fazer "vistas grossas", de conivência com a corrupção, de ter uma posição "politica" para dizer o mínimo, já demonstra claramente uma falta de moralidade a céu aberto. O dinheiro que se "perde" no país por desvios de corrupção é alarmante. Duvido que seja menor que o dinheiro que circula para manter a drogadição no país. Se imaginarmos que o dinheiro da corrupção poderia salvar muitas vidas (na saúde e segurança) ou educar muitos, fico me perguntando quem mata mais: se o dinheiro do tráfico de drogas ou o dinheiro desviado pela corrupção.

São questões para se pensar e que envolvem muito mais gente e grossa e que mexem com vidas nesse país. Não é só uma questão de passar a limpo o país, e sim de oferecer uma perspectiva de futuro aos cidadãos deste país, aos jovens e com isso um final de vida mais digna aos idosos. O sentimento de coletividade ainda parece fazer muito pouco sentido em nosso meio, mas se queremos ser uma nação é preciso tê-lo.
Fico imaginando a falta que faz um meio de comunicação como a "Veja" para fazer o mesmo aqui no RN. Como seria bom.

Nenhum comentário: