Pages

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Sistema bloqueia celulares dentro de presídio e presos ligam para reclamar com operadoras

Folha de São Paulo:

celular bandido vitoria de santo antao deu o caraiUm software nacional que bloqueia ligações de celulares em presídios foi instalado em sigilo no Centro de Detenção Provisória de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo.

O sistema de Bloqueiro Funciona desde 18 de outubro e até agora seu aproveitamento foi de 100%, segundo relatório que está em poder do governador Geraldo Alckmin Os testes tiveram autorização da SAP (Secretaria da Administração Penitenciária). Celulares são uma grande arma para o crime organizado agir de dentro das prisões. O dispositivo não interferiu em celulares fora da prisão –problema verificado em testes com outros aparelhos. Os funcionários da penitenciária sabiam que o equipamento havia entrado em operação. Os presos, não.

Com ligações incompletas, houve várias tentativas de cha mados para os SACs (Serviço de Atendimento ao Cliente) das operadoras, para tentar descobrir o motivo. Somente para o SAC da TIM, foram 23 tentativas nos três primeiros dias.

CHIPS

Segundo o relatório, foram detectados nos primeiros nove dias de testes 1.513 chips dentro da prisão, que abriga 2.042 detentos. O número inclui os aparelhos de 264 agentes e funcionários, bem como das visitas, todos bloqueados. O sistema (ou software) bloqueia qualquer tipo de celular, seja de tecnologia comum, 3G ou rádio (Nextel), e é produzido pela empresa Innovatech. Desde 2006, a SAP faz testes com um outro equipamento, de uma companhia de origem israelense, a Suntech. As duas travam uma batalha nos bastidores por eventual distribuição dos equipamentos ao poder público. O nacional tem custo estimado em R$ 600 mil por unidade; o outro, R$ 1 milhão.

13013391

Nenhum comentário: